De Brasília ao Rio de Janeiro, de Niterói a Macaé, o cenário político nacional ainda reserva surpresas na reta final de 2018. É fato que a relação mais próxima entre os Poderes Executivo e Legislativo, mediante a ascensão de Sérgio Moro ao Ministério e de Wilson Witzel ao governo do Estado, fica cada vez mais difícil sustentar esquemas que usam o dinheiro do povo em benefício de minorias. Em pouco tempo, mais gente vai parar atrás das grades.

Botinho

Mesmo com dificuldades, o 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) dá um verdadeiro show de responsabilidade civil ao sustentar mais um ano do “Projeto Botinho”, que não ocorre apenas na praia de Macaé, mas também em Rio das Ostras e outros locais do litoral do Norte Fluminense. Tradicional no município, o projeto ensina disciplina, respeito e segurança no mar, com alegria e muita diversão. Parabéns aos envolvidos!

Segurança

Quem também está de parabéns é o 32º Batalhão de Polícia Militar, que já colocou na rua a operação de final de ano. Policiais passam a atuar de folga, no sistema do RAS (Regime Adicional de Segurança), aumentando a sensação de segurança em pontos estratégicos, evitando assim a ação da criminalidade. Por conta disso, a população tende a circular com mais tranquilidade nas ruas, e com mais disposição de ir às compras.

Abraço

Nesta época do ano, aumentam também as ações sociais pautadas por doações de brinquedos e alimentos. Na secretaria de Desenvolvimento Social, é possível adotar cartinhas de crianças assistidas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). Em alguns pedidos chamam atenção oportunidade de trabalho para o pais e comida. Quem puder contribuir, é só buscar informações na sede da secretaria, no Complexo da Ajuda.

Gasolina

Em alguns postos da cidade, motoristas se surpreendem com a redução do preço da gasolina que, surpreendentemente, é encontrada abaixo de R$ 5. Como prova é só ir no Posto da Petrobras situado na Praia Campista, e também no posto de bandeira BR, situado no início da Avenida Aristeu Ferreira da Silva, no Novo Cavaleiros. A resposta para isso é a redução frequente do valor cobrado pela estatal nas refinarias.

Praça

Quem frequenta o Mercado de Peixes nos finais de semana passa a elogiar a praça recém-preparada pela prefeitura na área que abrigou a estrutura improvisada que, por três anos, foi o local de atuação dos donos de bancas, transferidos em julho para o antigo prédio do Restaurante Popular. O gramado, os brinquedos infantis e os tradicionais barcos-bancos dão um charme a um dos pontos mais belos da cidade. Vale a pena conferir!

Serviço

Os taxistas também são beneficiados pela movimentação causada pelo Natal no comércio da cidade. Mas, de longe, quem fatura mais neste período do ano são os motoristas de Uber, que circulam por qualquer linha de Macaé, sem pagar taxas à prefeitura. O Shopping Plaza Macaé é endereço certo, especialmente no final de semana, quando o consumo se torna maior. A demanda cresce, assim como o número de motoristas que atuam pelo aplicativo.

Esgoto

É triste ver que, em pontos movimentados do Centro, o esgoto ainda vaza a céu aberto. Nas imediações da Avenida Rui Barbosa, a situação torna-se mais precário, especialmente onde funciona restaurantes e lanchonetes. Ao que tudo indica a BRK Ambiental vai iniciar as obras de saneamento na área central em 2019. Ao todo, R$ 110 milhões serão investidos em obras previstas pela Parceria Pública Privada (PPP) iniciada em 2013.

Natal

Do Calçadão da Avenida Rui Barbosa à orla da Praia Campista, aos poucos, a cidade ganha uma bela ornamentação de Natal, algo que ajuda a manter viva a esperança de dias melhores. Quem se agrada mais com os bonecos de ursos polares e do Papai Noel são as crianças. Mas os enfeites também mexem com o coração dos pais. Com a expectativa de avançar em 2019, o município volta a se alegrar, pelo menos por enquanto.