O espaço está aberto à população, em especial aos estudantes das redes pública e privada - Foto Maurício Porão/Secom

Laboratório possui aparelhos modeladores de situações matemáticas como jogos, ábacos e quebra-cabeças

Todas as escolas municipais terão laboratório de matemática. O anúncio foi feito pelo Secretário Municipal de Educação, Guto Garcia, durante a cerimônia de inauguração do Laboratório Interativo de Educação Matemática Ana Kaleff (LEMAK) e o Museu Interativo Inclusivo de Educação Matemática (LEMi), na última terça-feira (10), na Cidade Universitária.

O espaço está aberto à população, em especial aos estudantes das redes pública e privada, para a democratização e a popularização da Matemática. Com aparelhos modeladores de situações matemáticas como jogos, ábacos, quebra-cabeças planos e espaciais com os quais o visitante poderá interagir, o local é uma conquista para os cerca de 250 alunos do curso de Matemática da Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Os interessados em agendar visitações de suas turmas devem entrar em contato através do e-mail lemi@macae.rj.gov.br.

“Mais uma etapa cumprida para a construção da Macaé Cidade do Saber e do Conhecimento. Estamos licitando laboratórios de matemática para todas as escolas. Conseguimos avançar através de ações para a consolidação da Macaé Cidade do Saber e do Conhecimento: todas as crianças com mais de dois anos estão na escola, diminuímos o índice de analfabetos, no sexto ano oferecemos o Bolsa Escola aos melhores alunos que se tornam monitores, temos o Colégio de Aplicação, um espaço com três universidades públicas geridas pela prefeitura e agora expandindo à UFF. Para o aluno de Macaé que estuda fora, a prefeitura dá o transporte, se vem de fora a Prefeitura oferece a Casa do Estudante. Está comprovado que a gestão do prefeito Dr. Aluizio cuida da Educação desde a Educação Infantil ao Ensino Superior”, disse o secretário Guto Garcia.

O espaço tem o nome da coordenadora Ana Maria Kaleff, reconhecida em todo país por ministrar cursos voltados para área da Matemática, doutora em Educação, coordenadora do Laboratório do Ensino de Geometria da Universidade Federal Fluminense (UFF) e fundadora do Laboratório de Ensino de Geometria, no IME- UFF Niterói, e do museu.

“Quando terminei minha missão na UFF peguei minha bagagem de vida profissional com todos os materiais construídos e voltei para Macaé reencontrando meus ex-alunos Vanessa e Guto Garcia, cuja semente que deixei foi a paixão pela Matemática. Educação matemática inclusiva é educar pela matemática, as crianças precisam saber o porquê estão estudando aquelas fórmulas nas escolas. O laboratório vem mostrar que com materiais muito singelos, de baixo custo, podemos levar para a criança um material valioso para entender a matemática que alguns dizem ser impossível de ser entendida”, destacou Ana Kaleff.

Alunos com deficiência são incluídos

No laboratório, as pessoas obtêm informações quanto a utilização em sala de aula de materiais concretos de baixo custo (papel, papelão, canudos), que poderão ser manipulados por alunos e professores, que terão a facilidade de administrar. Outra proposta é destacar a inclusão de alunos com alguma deficiência em salas de aula das escolas regulares.

Vanessa Arenari Garcia passa a coordenar as atividades acadêmicas do LEMAK/LEMi de Macaé, juntamente com a professora Ana. O coordenador do curso de Matemática da FeMASS, Sérgio Pereira, e a diretora da FeMASS, Cláudia Leite, reforçaram as falas nas parcerias do trabalho construído conjunto entre a Educação e a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFF). “Temos uma procura grande nos nossos vestibulares pelo curso de Matemática e essa missão de traduzir esse conhecimento nas salas de aulas de forma simples e motivadora é o que nos move. O laboratório atende à expectativa dos nossos alunos do curso de Matemática, futuros colegas no mercado”, disse Sérgio.