Candidatos podem se inscrever por site e terão benefícios garantidos
Os interessados em atuar como mesários voluntários nas eleições de outubro ainda podem se inscrever pelo site do TRE-RJ ou pessoalmente em seu cartório eleitoral. Somente neste ano, o cadastro de mesários voluntários da Justiça Eleitoral fluminense já recebeu 17.042 inscrições – nas eleições de 2016, foram 11.195 voluntários inscritos.
O mesário dispõe de benefícios como o direito de gozar folga no serviço (público ou privado) pelo dobro de dias de convocação, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem. Ele tem, ainda, preferência no desempate em alguns concursos públicos (quando previsto em edital).
Além disso, universitários e alunos de escolas técnicas que trabalharem como mesários poderão ganhar até 80 horas de atividades complementares (“horas HAC”), necessárias para a conclusão da graduação. Até o momento, o TRE-RJ já firmou convênio para a concessão do benefício com 50 instituições de ensino superior em todo o estado, e ainda com o Conselho Seccional da OAB/RJ – os estudantes de Direito poderão ganhar 40 horas de estágio por cada turno de trabalho nas eleições.
Não poderão se inscrever como mesários os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau, inclusive, e o cônjuge; os membros de diretórios de partidos que exerçam função executiva; as autoridades e os agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargo de confiança no Poder Executivo; os que pertençam ao serviço eleitoral e os eleitores menores de 18 anos.