Para atuarem como estagiários frente à pandemia do coronavírus, TRF-2 antecipa a formatura dos alunos de medicina da UFRJ Macaé, que recorreram à Justiça e conseguiram a liberação
Após dias sem respostas pela administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) diante de suas reuniões com a reitoria, os alunos do último período do curso de medicina de Macaé conseguiram pela Justiça na última terça-feira (5), a antecipação da formatura da turma de 30 alunos, para atuarem na linha de frente auxiliando os médicos e enfermeiros em meio à pandemia do coronavírus.
Aluísio Mendes, desembargador federal da 5ª Turma Especializada do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF-2), expediu liminar dando prazo de 48 horas para que a universidade antecipe a colação de grau e expeça as certidões de conclusão do Curso de Medicina para eles.
Com 81% da carga horária cumprida no curso, o que ultrapassa a mínima de 75% estabelecida pela Medida Provisória 934/2020 divulgada no dia 1º de abril pelo Governo Federal para atuação, os universitários do último período começarão a estagiar em breve.
Segundo Diego Araújo, universitário, a escolha por medicina foi para cuidar das pessoas e, no atual momento, esse propósito se reforça, visto que estaremos na linha de frente, seja na atenção básica ou terciária.
“O cenário é de grandes desafios e as capacitações existentes, além dos plantões com profissionais mais experientes, farão uma união da experiência com o ânimo de ajudar ao próximo, que é fundamental para o exercício da profissão”, pontua.
A princípio, apenas 14 alunos dos 30 se formariam, visto que os demais não conseguiram arcar com o processo e, pelo fato, de só terem conseguido tal liberação via judicial, através das advogadas Priscilla Harmendani e Daniela Suster.
Entretanto, após decisão judicial, a câmara discente da universidade optou por ampliar a decisão para todos os alunos da turma que optaram pela antecipação da formatura. Neste sentido, mais de 25 alunos irão reforçar a linha de frente.
A cerimônia da Colação de Grau aconteceu virtualmente na última quinta-feira (7) seguindo o isolamento social necessário, principal medida protetiva contra a proliferação do vírus.
“Sou muito grata a Deus, minha família, aos meus amigos, professores e a tantos outros que durante a caminhada também me ajudaram a realizar esse sonho. Uma nova fase de desafios e aprendizados se inicia. Agora é a hora de, através do meu trabalho, com muita dedicação, compromisso e respeito, devolver à população o investimento na minha formação. Me sinto muito honrada por tudo isso. Essa conquista é nossa”, ressalta Bárbara Oliveira, universitária.