A juíza da suprema corte alemã, Ludgera Selting, disse que a decisão teve que ser tomada devido à “frequência e gravidade” dos erros cometidos
O tribunal constitucional da Alemanha decidiu nesta quarta-feira (16) que as eleições estaduais em Berlim de 2022 são inválidas e devem ser realizadas novamente em 90 dias. De acordo com a decisão judicial, foram encontradas irregularidades em centenas de seções eleitorais na capital em setembro.
A juíza da suprema corte alemã, Ludgera Selting, disse que a decisão teve que ser tomada devido à “frequência e gravidade” dos erros cometidos, que foram tão generalizados que podem ter alterado o resultado da eleição. Selting também falou em “graves falhas sistêmicas” na preparação da eleição.
O observador eleieotral Wilko Zicht disse que a decisão do tribunal foi correta. “A democracia se baseia no fato de que os resultados são aceitos, e isso só é possível se você puder confiar nos resultados”, disse ele à agência DW. “Esses erros não poderiam ter sido corrigidos de outra maneira.” Não teria sido justo, argumentou ele, se a eleição fosse repetida apenas em áreas que relataram problemas.
As eleições alemãs foram objeto de censura por parte do Youtube. A plataforma avisou que vai remover conteúdos que afirmam ter fraude nas eleições alemãs, fraudes agora comprovadas pela Justiça alemã.
Com informações da DW.
Por Portal Novo Norte