Mesmo após enfrentar um período de cirurgias decorrentes de lesões, o atleta Miguel Piersanti, 19 anos, resplandece no cenário esportivo dos Estados Unidos, O macaense conquistou uma bolsa de de estudos 100% na Southwestern Illinois College, na cidade de Belleville, estado de Illinois, mergulhando fundo numa jornada de estudo e prática de futebol.
O jovem viajou em abril deste ano e logo na sua primeira temporada de disputa esportiva ele acumulou seis gols em 10 jogos e foi selecionado para o “All Region XXIV Team 2020-2021”, que é considerado um dos 11 melhores da conferência, tendo disputado com cerca de 300 atletas americanos.
Merece lembrar que Miguel Piersanti enfrentou duas cirurgias para corrigir lesões no ombro, e estas vitórias vieram após mais de dois anos sem jogar uma partida oficial, por conta dos problemas de saúde e da pandemia,
Trajetória do jovem atleta macaense
Sempre ligado aos esportes desde que nasceu, Miguel Piersanti (filho do advogado Luiz Fernando Piersanti e da Chef Luciana Leite) ingressou no cenário esportivo jogando futebol desde os seus seis anos de idade. Muito cedo descobriu a paixão pelo motocross, que o fez conquistar dois títulos, inclusive o de Campeão Carioca de Motocross. Depois veio a conquista do titulo de Campeão Carioca de Supercross.
Após perder o seu ídolo Swian Zanoni, em em 2011, ele decidiu dar um tempo com o motocross e conheceu uma outra grande paixão, o kart. Em 2012 no seu primeiro ano como piloto foi o grande campeão de três importantes campeonatos, destacando-se o Campeonato Carioca de Kart e o Sul Fluminense de Kart.
Mas nunca abandonou o futebol. Paralelamente o futebol fazia parte de sua vida, dedicando-se horas aos treinos e mantendo acesa a chama do esporte. “Sempre me dediquei a esses dois esportes, Em 2013 decidi que não levaria mais o futebol como diversão, mas assumiria como prioridade máxima de vida. Sendo assim acumulei inúmeros títulos pela cidade de Macaé”, contou Miguel.
O atleta prossegue informando que, em 2016, três anos depois, entrou para o Serra Macaense, onde em 2017 foi Vice-Campeão Carioca Sub-17.
As dificuldades na saúde
Em 2019, depois de ter passado pelo Macaé Esporte e voltar ao Serra, Miguel Piersanti acabou descobrindo que precisaria passar por duas cirurgias, sendo elas uma em cada ombro, afastando-se assim dos gramados.
“No último ano da escola e ter que decidir sobre meu futuro, conheci a oportunidade do intercâmbio esportivo, onde conseguiria estudar e jogar futebol nos Estados Unidos, o que no Brasil é bem difícil quando se chega a uma certa idade, tendo que escolher entre um dos dois. Sendo assim, fui mais a fundo sobre o que era o intercâmbio esportivo e decidi colocar como uma meta,
mesmo ainda com medo de como ficaria meus ombros após as cirurgias”, revela o macaense.
Ele prossegue esclarecendo que, em março de 2020, logo após a sua primeira cirurgia, conseguiu a bolsa de 100% na Southwestern Illinois College. Em outubro de 2020 fez a segunda cirurgia. Em janeiro de 2021 decidiu que partiria para essa jornada de estudar e jogar fora do país, e ficou 15 dias de quarentena no Chile e tirou seu visto de estudante.
“Em abril começou a minha temporada, e após mais de dois anos sem jogar uma partida oficial, por conta das lesões e da pandemia, conquistei a marca de seis gols em 10 jogos e fui selecionado para o “All Region XXIV Team”, festeja.
E conclui: “O que me deixou muito feliz, depois de tudo que passei, é ainda é o meu semestre aqui e ainda tenho quatro temporadas para jogar.”