Antes de embarcar rumo ao Havaí (EUA), Joseilton realizou o último treino em solo brasileiro

Atleta embarcou na última terça-feira para os Estados Unidos. Ele vai disputar novamente o XTERRA Trail Run World

 

Com muita fé e determinação, Joseilton Silva tem mostrado que as dificuldades, por maiores que elas sejam, são pequenas quando se tem força de vontade. Essa semana, o atleta embarcou rumo ao Havaí (EUA), onde irá disputar no dia 2 de dezembro, pela segunda vez, XTERRA Trail Run World Championship, etapa final da competição. O objetivo esse ano é conseguir um resultado superior ao ano anterior e brigar pelo pódio. Caso não aconteça, o atleta diz que a maior satisfação é poder estar competindo junto aos melhores do mundo. No ano passado, ele terminou em nono lugar no Geral e foi campeão na sua categoria.

De malas prontas, ele conversou com a nossa equipe de reportagem sobre as expectativas para a grande viagem poucas horas antes de seguir para o Rio de Janeiro (Aeroporto Galeão). “Acordei bem cedo e realizei o meu último treino em solo brasileiro. Corri 17km para já entrar no clima da competição e até mesmo tirar aquela tensão do voo. Agora é fazer os últimos ajustes antes de embarcar rumo à realização de mais um sonho”, diz otimista.

O trajeto de 21 quilômetros ele conhece bem. O percurso é composto por vários níveis de intensidade e obstáculos. O cenário: um lugar paradisíaco. Segundo a organização, as trilhas de Kualoa Ranch são fechadas ao público, sendo assim uma rara oportunidade para os corredores viverem uma experiência única.

Quando ainda corria no interior de Sergipe, Joseilton jamais imaginou que a sua maior paixão poderia lhe proporcionar a chance de conhecer o mundo e várias pessoas. Por onde passa, faz questão de lembrar de onde veio: os povoados de Flexeiras e Curral do Meio e não esconde também o carinho que tem por Macaé, cidade onde escolheu viver junto com a família.

No entanto, apesar de se destacar nas principais provas no Brasil e no exterior, Joseilton vive a realidade da maioria dos atletas no país: a falta de patrocínio. Ganhando apenas um salário mínimo por mês, o ultramaratonista, divide a paixão pelo esporte com os trabalhos de pedreiro e vigia. O jeito simples, um pouco tímido e o carisma conquistam todos por onde ele passa.

Evento para conseguir recursos

Para conseguir ir esse ano ao Havaí, ele realizou no dia 18 de novembro uma corrida em Macaé, a Cocada Runners, para arrecadar o dinheiro necessário para arcar com os custos de passagens, hospedagem e alimentação.

O evento foi realizado na Linha Azul e teve duas provas: 5Km e 10Km, reunindo mais de 200 atletas da região, de outros estados e até países, como Argentina e Colômbia. “Mesmo com todas as dificuldades, conseguimos realizar o evento. A única ajuda financeira que tivemos foi da Ricamar Pneus e da LMX. Confesso que pensei em desistir, mas graças a Deus lutei muito e fui até o fim. Foi um grande evento. Preparei um excelente café da manhã para que todos pudessem aproveitar bastante.

Até as bananadas, cocadas e o bolo que levei o pessoal quis comprar para ajudar. Gostaria de agradecer a Associação de Corredores de Macaé (Ascom) por me dar todo o suporte, aos amigos Ana Paula Pimentel e seu marido, ao amigo Wagner, de Conceição de Macabu, a Ricamar Pneus, a secretaria de Mobilidade Urbana e a todos que participaram. No próximo ano esperamos realizar uma nova edição”, finalizou.

Os interessados em conhecer mais sobre a sua trajetória, ajudar/patrocinar podem entrar em contato com Joseilton através do telefone: (22) 99784-6087, por e-mail: joseilton.silva.santos@outlook.com ou no Facebook: Joseilton da Silva Silva Santos.