Joseilton Silva é destaque na Maratona do Rio

0
639

Atleta superou algumas limitações e conquistou o terceiro lugar na prova de 42 Km

No último final de semana, a capital carioca recebeu uma das principais provas de rua do país: a Maratona do Rio. Vários atletas de Macaé estiveram presentes na prova, entre eles, Joseilton da Silva, que precisou superar os seus limites para brilhar em meio a mais de 40 mil pessoas do Brasil e do mundo. Foram dois dias de prova. No sábado (22), ele completou os 21 quilômetros com o tempo de 1h16minh54seg. Já no domingo (23), o grande dia, fez os 42 quilômetros em 2h56min01seg.

Essa prova foi bem puxada. Não foi fácil. No sábado, eu saí do hotel sem tomar o meu café da manhã, pois eles não quiseram antecipá-lo para mim. Achei muita falta de compreensão da parte deles, mesmo eu explicando que teria o evento cedo. Acabei indo fazer a corrida de 21 quilômetros sem comer nada. Mesmo assim, consegui fazer uma prova muito boa. No domingo, era o dia de fechar o desafio com os 42 quilômetros e mais uma vez fui para a corrida sem comer nada. Tinha até comprado um suco de goiaba e pão, mas na madrugada passei mal, então resolvi não arriscar. Fui para a prova com um objetivo: tentar fazer os 2:59 minutos. No começo estava me sentindo muito bem. Fui em um ritmo de 3:52 a 3:48, mas lá para o Km24 achei melhor dosar mais porque faltavam ainda 18 quilômetros. Fui muito bem até o Km33, onde tive que parar para tirar o tênis, pois a palmilha dobrou e estava me incomodando. Depois disso ficou difícil manter aquele ritmo, mas fui embora. Cheguei no Km36 e tive que parar de novo. Arranquei a palmilha do sapato e fui na raça pensando que depois disso não ia mais aguentar andar. Graças a Deus consegui completar a prova com um tempo melhor do que eu esperava”, relembra ele. “Fiquei muito feliz com o resultado. Nunca na minha vida imaginaria que aquele menino, lá do interior do nordeste, onde ninguém dava nada, chegaria onde cheguei. Gratidão a todos pelo carinho e torcida”, completa.

De volta a Macaé, Joseilton já foca nos próximos desafios. Um deles é a prova que ele mesmo está organizando, a Night Run Cocada Runners, que acontecerá no dia 6 de julho. O objetivo é arrecadar recursos para que ele possa disputar, pela terceira vez, a etapa final do XTERRA, o Mundial no Havaí (EUA).

“A primeira prova foi no final do ano passado. A etapa de novembro está mantida, mas resolvi promover essa edição no mês que vem para tentar conseguir, desde cedo, os recursos para o Mundial”, explica ele, ressaltando que segue atrás de patrocínio para promover a Cocada Runners.

Quem quiser ajudar, basta entrar em contato com ele através dos telefones: (22) 99784-6087/ 98857-3540, por e-mail: joseilton.silva.santos@outlook.com ou no Facebook: Joseilton da Silva Silva Santos.

Aqueles que tiverem o interesse em participar da prova (5km), que também é uma forma de ajudá-lo, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site: https://www.ticketagora.com.br/Inscricao/categoria.aspx?__idEvento=7918.