Na manhã desta quarta-feira (14), o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou novamente as prisões dos jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. A decisão foi tomada a pedido da Polícia Federal (PF), que acusa ambos de coordenarem ataques contra policiais federais envolvidos em investigações lideradas pelo próprio Moraes.
Jornalistas estão exilados
De acordo com a PF, os jornalistas utilizaram as redes sociais para difamar e ameaçar agentes da Polícia Federal. Eustáquio, inclusive, estaria se passando pela filha, Mariana, para realizar postagens no Twitter/X. A jovem, por ser menor de idade, também é alvo de investigações, o que motivou a presença do Conselho Tutelar durante a operação.
Polícia Federal realiza operações em várias regiões do país
Ao todo, foram cumpridas nove medidas cautelares e dois mandados de busca em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Amazonas e Distrito Federal. Mesmo com os mandados de prisão, ambos os jornalistas permanecem exilados no exterior. Allan dos Santos é investigado por supostos crimes de obstrução de Justiça, crimes contra a honra e ameaças, enquanto Oswaldo Eustáquio enfrenta acusações de corrupção de menores, em decorrência do uso das redes sociais pela filha.