A jornalista Ana Flor, da GloboNews, teve uma reação de espanto ao vivo nesta quinta-feira (4) ao comentar dados que revelam a piora na percepção dos brasileiros sobre a economia no governo Lula 3. “É algo muito preocupante para o governo”, afirmou, em tom visivelmente apreensivo.

Segundo Ana, pela primeira vez neste mandato, a maioria da população afirma que a situação econômica do país piorou. O levantamento citado mostra que 55% dos entrevistados percebem piora, enquanto apenas 21% dizem que houve melhora e 23% acreditam que tudo continua igual.

A jornalista chegou a repetir a informação com ênfase, como se tentasse assimilar o impacto: “Pela primeira vez, tem mais gente dizendo que a economia piorou do que gente dizendo que melhorou.” Em seguida, reconheceu a dificuldade do governo em fazer o brasileiro sentir no bolso os efeitos das medidas anunciadas.

Na tentativa de suavizar o cenário, Ana Flor mencionou o crédito consignado com o FGTS, o adiantamento do 13º salário de aposentados e a queda de preços nos alimentos e combustíveis. No entanto, admitiu que grande parte da população, especialmente os 40 milhões de trabalhadores informais, não é beneficiada por essas políticas.

A jornalista alertou para o risco político da deterioração da imagem econômica do governo: “É uma péssima notícia para um governo que quer tentar a reeleição já no ano que vem.”