A ação foi motivada por um comentário sobre a tragédia que deixou ao menos 46 mortos no Sul
Na noite deste domingo (10/9), a Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia foi acionada por Jorge Messias, ex-Advogado-Geral da União (AGU) durante o governo de Lula, em resposta a um comentário feito pelo jornalista Alexandre Garcia, da revista Oeste. O motivo da ação foi um comentário relacionado à tragédia que resultou na morte de pelo menos 46 pessoas na região Sul.
Messias declarou: “Foi determinada à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de um procedimento em relação à campanha de desinformação promovida pelo jornalista Alexandre Garcia. É inaceitável que, neste momento de profunda dor, nos deparemos com informações falsas.”
O AGU fez referência ao comentário de Alexandre Garcia, que insinuou a possível responsabilidade do governo federal na tragédia, que vitimou mais de 46 pessoas na região Sul. O comentarista afirmou: “É necessário investigar, pois a chuva não foi a única causa. A chuva foi a causa original, mas durante o governo petista, foram construídas, contrariando as recomendações das medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram suas comportas simultaneamente. Isso resultou em uma enxurrada semelhante àquelas que ocorrem na Chapada dos Veadeiros, perto de Brasília, que leva pessoas e causa mortes devido à súbita inundação.”
O comentário de Alexandre Garcia gerou grande repercussão na internet e causou indignação entre os aliados de Lula.