Davi Gomes, de 14 anos, foi campeão no futebol de campo pela categoria Sub 14

O talento no futebol começou aos quatros anos de idade, quando jogava bola no colégio Barroco Lopes, onde estudou. Na própria escola, o treinador olhou e descobriu o tamanho potencial que Davi tinha com a bola, com o futebol.

A trajetória no futebol de quadra e de campo despontou Davi para um dos mais importantes clubes do Rio de Janeiro, o Vasco da Gama.

No último final de semana, ele sagrou-se campeão da Copa Rio, pela categoria Sub 14, vestindo a camisa 11 e de titular. A partida ocorreu em São Januário, onde a vitória foi sobre o Botafogo por 5 a 2. Um verdadeiro show de talento de campo. Agora, vem a terceira fase que vai definir o Campeão Carioca de 2022. Serão dois jogos, um nesta quarta-feira, dia 30, em São Januário, e o segundo jogo, no próximo domingo, dia 4, na casa do Fluminense. O vencedor desses jogos se sagrará campeão carioca de 2022 na categoria sub 14. E novamente Davi entrará em campo e todos estão na expectativa.

A competição que o Davi Gomes foi campeão, a Copa Rio, é dividida em três etapas: Taça Guanabara, que ocorreu no primeiro semestre desde ano (de março até julho) e ele sagrou-se vice-campeão, depois de perder para o Fluminense na final. E Copa Rio, que ocorreu no segundo semestre, se classificou para a semifinal, ganhando do Fluminense e, na final, contra o Botafogo, em dois jogos. No primeiro, empate em 0 a 0, e o segundo, ocorrido no último final de semana, bateu o Botafogo em 5 a 2. E agora a terceira fase que vai sagrar o campeão do Campeonato Carioca 2022 da categoria Sub 14.

Foto divulgação

Davi é motivo de muito orgulho para toda família, para o pai Jocimar (Boca), mãe Alessandra, irmão Victor e irmã Lis. “Ele, o Davi, realmente nos enche de orgulho, de todos nós, de toda família. Porque é uma luta diária que nós temos com ele e que não começou hoje, ontem. É uma caminhada que está indo para os sete anos. E nós, da família, tivemos que abrir mão de muita coisa e ele também. O Davi abriu mão da infância para correr atrás do sonho dele. Hoje, ele tem 14 anos, mas começou a jogar pelo Vasco aos nove anos. Desde então, assumiu diversas responsabilidades e que muitos meninos da idade dele não tem”, declarou o irmão Victor.

Jocimar Gomes (Boca) Pai do Davi – Foto divulgação

Davi estuda de manhã, treina a tarde e à noite faz as atividades da escola. Aos finais de semana disputa os jogos dos campeonatos. “Ficamos felizes porque vemos o empenho dele, a dedicação e isso nos tranquiliza porque estamos no caminho certo. Só temos que agradecer, primeiramente, a Deus e ao Davi por toda essa dedicação”, declarou Victor.

A trajetória de Davi no futebol

Davi praticamente nasceu jogando bola. Com quatro anos entrou para a escolinha de futebol do Colégio Barroco Lopes, onde ele estudava em Macaé.

Segundo o irmão Victor, olhando Davi jogando bola em casa mesmo, sempre viram algo a mais nele, um diferencial. “A forma como batia a bola. Na escolinha de futebol, o próprio treinador afirmou que ele tinha potencial e falou para gente matricular ele numa escola de futebol de campo”.

Davi, familia e amigos – Foto divulgação

Davi então foi matriculado na AABB, em Macaé, onde há um Núcleo do Vasco. “Desde a chegada dele na AABB, os treinadores sempre o olharam com outros olhos, sabe. Tanto que o apelido dele na escolinha era Mini Messi, porque era um menino muito diferenciado para a idade dele. Na AABB, ele sempre disputou campeonatos com meninos maiores que ele”, explicou Victor.

Foto divulgação

Em 2014, com seis anos, Davi disputou a Copa Vasco, competição que unia todos os núcleos do Vasco do Estado do Rio de Janeiro. Nessa competição, o Davi disputou com meninos na faixa etária dos nove anos. O Vasco Macaé foi campeão. Em 2015, com sete anos, ele disputou novamente essa competição, foi titular e foi campeão. Em 2016, na mesma competição, foi titular vestindo a camisa 10, sendo também artilheiro e campeão da categoria. Nas três competições que ele disputou na Copa Vasco, ganhou todas.

Foto divulgação

A ida para a base do Vasco na capital foi em 2017, quando Davi, depois de participar de uma peneira, juntamente com outros três atletas, foi avaliado. À época, era da categoria Sub 9 e foi o único selecionado. No Rio de Janeiro, ficou durante dois meses em avaliação até ser federado. “Quando ele foi federado, foi titular no futsal e futebol de campo. Já chegou fazendo gol e isso, para gente, foi um orgulho imenso”, enfatizou o irmão Victor.

Toda família é vascaína: Davi, o pai, mãe, irmão e irmã. “Para gente, ver o Davi fazer gol com a camisa do Vasco foi um marco muito importante. Ficamos muito felizes. E nessa competição no campo, ele foi campeão carioca no Sub 9. No futsal, foi vice-campeão. Em 2018, ganhou duas competições, sendo uma delas, a Copa Dente de Leite, considerada um campeonato carioca para a idade deles. Ele foi campeão de uma competição no Espírito Santo, que foi a primeira viagem dele com a camisa do Vasco, vencendo a equipe do Flamengo na final, com gol de pênalti”.

Em 2019, foi campeão carioca no futsal.

Em 2020, numa competição que ele foi disputar em São Paulo a “IBERCUP”, no início do ano, antes da pandemia, ele foi lá e disputou com várias equipes do Brasil e até de outros países. Foi campeão e vice-artilheiro do Vasco, além de ter sido destaque na competição.

Em 2021, com o retorno das competições pós pandemia, foi campeão carioca de futsal.

O Davi, pela passagem dele pelo Vasco, vem enumerando vários títulos. Atualmente na categoria Sub 14, que é uma categoria de transição e de preparação dos atletas para a categoria Sub 15, poderá ser convocado para uma seleção de base.

Vasco – Campeão da Copa Rio sub 14 2022 – Foto divulgação

Títulos do Davi pelo Vasco da Gama

2017 – Campeão Festbolin Sub 09 (Campo)

2018 – Campeão Dente de Leite Sub 10 (Campo)

2018 – Campeão Carioca de Futsal Sub 10 (Futsal)

2018 – Campeão Copa China Park Sub 10 (Campo)

2019 – Campeão Carioca de Futsal Sub 11 (Futsal)

2020 – Campeão Ibercup Sub 12 (Campo)

2021 – Campeão Carioca de Futsal Sub 13 (Futsal)

2022 – Campeão Copa Rio Sub 14 (Campo)

Por Esporte Press Brasil