Jogada

432
Welberth Rezende

No tabuleiro do xadrez político de Macaé o próximo a apresentar a jogada será o médico que virou prefeito. Após o xeque-mate dado pela Câmara, através da candidatura-surpresa de Welberth Rezende (PPS), o chefe do Executivo foi até o Rio demonstrar solidariedade à campanha de Eduardo Paes (DEM) ao governo do Estado. Da chapa majoritária, composta por Comte Bittencourt (PPS), mentor da campanha de Welberth, o prefeito poderá se tornar “padrinho”.

Disputa

Christino Áureo (PP) consolidou o seu projeto para disputar vaga no Congresso Nacional. Depois de muitas especulações, o ex-secretário da Casa Civil do Estado, manteve a iniciativa de concorrer à vaga na Câmara dos Deputados, buscando assim um novo sucesso dentro da sua trajetória política de mais de 20 anos. Christino demonstra experiência em atuar no poder Executivo e isso gerou especulações do seu nome disputar o governo do Estado.

Eletrônico

O plenário da Câmara de Vereadores ainda não se acostumou com o sistema do placar eletrônico, que passa a marcar também o tempo destinado à defesa de matérias e aos discursos do grande expediente. Crítico ferrenho do sistema digital, Dr. Eduardo Cardoso (PPS) tenta criar habilidade ao gerenciar o plenário, em meio aos debates políticos cada vez mais quentes por conta do processo eleitoral deste ano.

Embate

Falando em clima quente, o plenário do Legislativo se transformou em um campo de guerra, declarada pelo pré-candidato a deputado estadual, Marcel Silvano (PT), contra a campanha de Weberth Rezende (PPS) para o mesmo objetivo. Na visão do petista, o projeto do primeiro secretário da Casa herda a influência política de ex-aliados do governo, Picciani e Cabral. Mas, o líder político do PPS, Dr. Eduardo Cardoso, lembrou que o PT sempre apoiou os dois emedebistas.

Cuidado

As condições estruturais do Calçadão da Avenida Rui Barbosa estão cada vez mais precárias. Nos últimos dias, pequenos acidentes como a queda de pessoas que pisam em buracos, são registrados com frequência. Além disso, o piso por onde circulam centenas de pessoas diariamente está bastante sujo e deteriorado, merecendo ao menos uma pintura. As plantas precisam de poda e renovação de terra, atividades simples que deixam de ser realizadas pelo governo.

Passagem

Prossegue o cadastramento dos usuários do transporte público ao programa do Macaé Cidadão. A Câmara tentou ampliar o prazo para a realização do procedimento, que será encerrado neste mês. É preciso comprovar moradia em Macaé, por, pelo menos, três meses, para ter acesso ao cartão que dará direito a quatro passagens diárias subsidiadas a R$ 1. Pelas contas do governo, mais de 20 mil pessoas já foram cadastradas na cidade.

Acesso

Na Linha Verde, além do trânsito permanecer em meia pista por conta das obras de saneamento realizadas pela prefeitura, os condutores que cruzam a via expressa da cidade precisam de atenção, por conta das precariedades na rede de iluminação pública. O apagão dificulta a visibilidade, tanto no trecho interditado, quando diante da travessia de pedestres que residem nas imediações do Bairro da Glória. A intervenção do governo precisa ser imediata.

Vagas

Na orla da Praia dos Cavaleiros, os motoristas que frequentam um dos principais points da cidade também defendem que as vagas públicas, situadas na margem da Avenida Atlântica, sejam explorados no sistema rotativo. Na maioria das vezes, essas vagas são utilizadas por proprietários e funcionários dos estabelecimentos comerciais situados no local, dificultando assim o acesso dos clientes. Fica registrada a dica!

Saúde

No próximo sábado (18) acontece o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. Em Macaé, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar 35 unidades de saúde que funcionarão de 8h às 17h. A ação é voltada para crianças de um ano a 5 anos incompletos, incluindo as que já foram imunizadas. A Secretaria de Saúde iniciou a campanha no dia 1° de agosto e já foram aplicadas 2.112 doses contra pólio e 2.025 doses contra o sarampo.