Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, cogitava se candidatar à presidência

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa afirmou nesta terça-feira (08) que não pretende ser candidato a presidente da República. “Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a presidente da República. Decisão estritamente pessoal”, afirmou Barbosa em sua conta no Twitter.

O ex-ministro se filiou ao PSB dentro do prazo necessário para garantir a participação na eleição de outubro se assim desejasse, mas vinha dizendo que ainda não havia decidido se seria ou não candidato.

Em pesquisa Datafolha realizada no mês passado, Barbosa chegava a ter 10 por cento das intenções de voto em seu melhor cenário. Tanto analistas como políticos viam grande potencial na sua candidatura.

Pouco depois da divulgação dessa pesquisa, Barbosa teve um encontro com lideranças e dirigentes do PSB, em Brasília, quando ressaltou para jornalistas sua indecisão.

“Eu ainda não consegui convencer a mim mesmo de que devo ser candidato”, disse o ex-presidente do STF após aquele encontro.

Na ocasião, ainda que oficialmente socialistas não assumissem divergências, alguma resistência ainda persistia à candidatura de Barbosa.