O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou uma carta a Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, convidando-o para uma visita ao país.
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, enviou uma carta a Jair Bolsonaro, ex-presidente do Brasil, convidando-o para uma visita ao país. Este convite vem após Bolsonaro mostrar apoio a Israel durante um evento em São Paulo, onde acenou com a bandeira israelense. Na correspondência datada de 23 de fevereiro de 2024, Netanyahu elogia a amizade entre Brasil e Israel, especialmente valorizada em momentos de crise, e critica indiretamente o presidente Lula por suas declarações sobre as operações israelenses em Gaza.
Netanyahu referiu-se a declarações de Lula, que havia comparado ações israelenses contra palestinos a crimes históricos, como uma “acusação ultrajante”. O convite de Netanyahu também se estende a governadores brasileiros de direita, com Tarcísio de Freitas (SP) e Ronaldo Caiado (GO) já confirmando participação.
Para realizar a viagem, Bolsonaro precisa de autorização do Supremo Tribunal Federal (STF), visto que desde 8 de fevereiro está proibido de deixar o país por determinação do ministro Alexandre de Moraes. A defesa de Bolsonaro planeja solicitar a permissão em breve.
Por portal Novo Norte