Por conta disso, a companhia pede que a população economize água até que a situação esteja normalizada
Durante a madrugada de sexta-feira (22), a interrupção no fornecimento de energia atingiu algumas localidades em Macaé. Por conta disso, o abastecimento de água poderá ficar comprometido por algumas horas. Segundo a Nova Cedae, o problema afetou a estação de tratamento no município e o serviço foi interrompido.
Em nota, a Cedae informou que a “companhia acionou a Enel (responsável pelo fornecimento de energia no município) e já está em contato para que a energia seja restabelecida na unidade e, dessa forma, técnicos da Cedae poderão retomar o sistema de água normalizando a operação.
Na nota, a companhia ressalta que irá buscar alternativas para evitar que o abastecimento seja prejudicado, afetando a vida de milhares de famílias na Capital do Petróleo e região, caso problemas do tipo ocorram novamente. “Diante dos constantes problemas no fornecimento de energia por parte da Enel, a Cedae irá verificar a possibilidade de colocar gerador de energia para minimizar os impactos causados nas interrupções elétricas na estação”.
Com o abastecimento interrompido parcialmente, a Cedae orienta os moradores da região a usar de forma consciente os reservatórios internos (caixas d´água e cisternas) e a evitar o desperdício, reprogramando as tarefas não essenciais que representem grande consumo de água”.
Como o problema de abastecimento já é decorrente na cidade, com a interrupção alguns macaenses ficaram preocupados. “A falta d’água já é um problema aqui no bairro. Agora com isso então sabe-se lá quando vai normalizar tudo. O jeito será poupar ao máximo para não ficar sem”, diz José Marcos, morador do Lagomar.
Alem do reservatório da Cedae, a interrupção afetou alguns bairros na cidade. Moradores da Virgem Santa relatam que ficaram sem energia por alguns minutos. “Acordei, por volta das 4h, com o ar condicionado desligando sozinho. A energia ficou vindo e indo. Levantei correndo e desliguei os aparelhos das tomadas com medo que isso pudesse queimar algo. Mas, graças a Deus, a situação foi normalizada aqui em menos de 10 minutos. Mas a queda de energia tem sido constante aqui no bairro. Pelo menos, uma vez na semana acontece isso”, diz Mariana.
A nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Enel para saber o que ocorreu e também sobre o problema reportado pela Nova Cedae. Segundo ela, uma equipe técnica verificou que a falha no fornecimento da CEDAE se trata de um defeito interno, de responsabilidade do cliente. A companhia esclarece que já fez a recomendação para que a empresa tome as medidas necessárias para a normalização do serviço. A Enel reitera que o fornecimento de energia segue normalizado na região.