Foto: Divulgação

Com o intuito de estimular a importância dos direitos e deveres como cidadão, além do exercício da cidadania, do cuidado, da empatia e da prática dos valores cristãos salesianos, que o Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, no RJ, iniciou, nesta quarta-feira (03), durante a acolhida, mais uma edição do Projeto “Saber Cuidar”.

Com o tema: “Preservar com Sabedoria e Cuidar com Amor – Transformar é Preciso”, a campanha promoverá atividades multidisciplinares para os estudantes do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.  O objetivo é despertar no estudante o respeito, a ética e a solidariedade, além da preservação da nossa casa comum, uma das propostas da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O projeto constitui um dos pilares da Coleção Nautas, a sustentabilidade.

“Durante este semestre, os estudantes terão a oportunidade de refletir, trocar ideias, vivenciar e desenvolver atitudes sustentáveis pertinentes ao tema do projeto, para melhor cuidar do nosso planeta, de si mesmo e do próximo. Trazer esse significado do cuidado com a Terra para nossas crianças é muito importante para sua formação como seres humanos mais conscientes”, explica a Orientadora Educacional Maria Aparecida Mussi.

Gesto concreto

O projeto, este ano, contará com três campanhas: “Aqueça uma Vida”, que consiste na arrecadação de meias e agasalhos que serão doados para instituições beneficentes atuantes em nossa cidade; “Coleta Seletiva”, com ações de separação de lixo reciclável e não reciclável dentro da escola e o recolhimento de papéis, que serão transformados em objetos para doação e confecção de papel reciclado, além do projeto “Óleo – transformar é preciso”,  que visa a recolher o óleo da cozinha do restaurante da instituição, a fim de transformá-lo em sabão.

Para a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Patrícia Certório, a participação dos estudantes e das famílias é fundamental, pois agrega ainda mais valores ao projeto e incentiva a prática da boa convivência, do olhar cuidadoso e empático, dentro e fora da escola. “Nossa maior intenção é fazer com que boas ações gerem transformações para o próprio ser e para o próximo. Cuidando da nossa casa comum e de todos que nos rodeiam”, conclui.

Texto e foto: Alysson Nogueira

Assessoria de Comunicação Salesiana