odebateon-educação-macae-ufrj
Inscrições para professores e instrutores vão até sábado (1o). Já para estudantes o prazo termina no dia 2 de março - Divulgação

Candidatos que fizeram o Enem 2018 têm até sexta-feira

Começam hoje (22), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2019. O prazo termina na próxima sexta-feira (25), às 23h59 (horário de Brasília). O procedimento deverá ser realizado, exclusivamente, pela internet no site do programa: http://sisu.mec.gov.br/.

De acordo com orientações do Ministério da Educação (MEC) pode participar do processo seletivo o estudante que realizou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, tenha obtido na redação nota que não seja zero e não esteja na situação descrita no item 2.5 do Edital do Enem 2018.

A inscrição no Sisu deverá ser feita, necessariamente, com o número de inscrição e a senha do Enem de 2018. Caso o candidato não se lembre de algum desses dados, ele pode recuperá-los na página do Enem.

É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas e/ou médias mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá mensagem com esta informação.

O MEC disponibilizou um simulador online de notas onde o candidato pode ver se teria sido aprovado em edições anteriores do processo. O sistema está disponível no site do Sisu. O estudante pode inserir as notas das disciplinas de ciências da natureza, ciências humanas, linguagem, matemática e redação, de qualquer uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que tenha participado. Em seguida, deve marcar a alternativa “ampla concorrência” ou “lei de cotas” e, se desejar, usar os filtros disponíveis.

Com essas informações, o simulador faz um comparativo com todas as edições do Sisu, desde 2010 (primeiro semestre) até 2018 (segundo semestre), mostrando a menor nota que ingressou em determinada graduação, por universidade e edição do programa.

O MEC ressalta que a intenção é mantê-lo atualizado e disponível para acesso durante todo o ano. Dessa forma, os estudantes terão uma noção melhor do que precisam melhorar no Enem para obter uma vaga no curso de graduação desejado.