Financiamento beneficia estudantes de baixa renda que desejam estudar em instituições privadas
Conseguir realizar o sonho de cursar o ensino superior tem se tornado realidade em todo o país graças a inúmeras iniciativas, e uma delas é o Fundo de Financiamento Estudantil. Estudantes de baixa renda matriculados em instituições de ensino superior privadas já podem conferir o edital do Fies e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies). As inscrições começam na próxima quinta-feira (7) e seguem até o dia 14 de fevereiro. O procedimento deverá ser feito pela internet, no site: http://fies.mec.gov.br.
Segundo o MEC, o resultado será divulgado no dia 25 de fevereiro. Logo em seguida, o candidato ao financiamento deverá realizar a etapa de complementação da inscrição na modalidade Fies, entre os dias 26 de fevereiro e 7 de março, e inscrição postergada, entre 28 de fevereiro e 11 de março.
Já a lista de espera – modalidade Fies será de 27 de fevereiro a 10 de abril. Os candidatos que forem pré-selecionados deverão complementar a sua inscrição no prazo de cinco dias úteis, contados do dia subsequente ao da divulgação de sua pré-seleção no FiesSeleção.
O Fies atende estudantes cuja renda familiar por pessoa seja de até três salários mínimos; por isso, não há cobrança de juros sobre as parcelas do financiamento. No caso do P-Fies, o valor máximo para se inscrever é de cinco salários mínimos. Nessa modalidade, as taxas de juros variam conforme a renda dos inscritos.
Podem concorrer a uma vaga os candidatos que tiverem feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenham média igual, ou superior, a 450 pontos e não tenham zerado a redação. Além disso, é preciso comprovar a renda. Quem está inadimplente ou que já tenha sido contemplado não pode participar.
Estudantes que precisam concluir aditamento
Essa semana, o Governo Federal anunciou que os estudantes que precisam concluir o aditamento dos contratos do Fies devem ficar atentos ao calendário: a Caixa Econômica Federal estendeu o prazo para 15 de fevereiro.
O processo deve ser realizado pela internet na página do programa. Mas se o estudante precisar alterar o fiador do financiamento, é necessário procurar uma agência da Caixa para encaminhar o procedimento e apresentar a documentação.
O Novo Fies foi remodelado para assegurar a saúde financeira do programa. Agora, os pagamentos são mensais e feitos por boleto bancário.