Inscrições abertas para Seminário sobre Base Nacional Curricular

399
Programação acontecerá em 6 de junho, na Cidade Universitária

Todos os profissionais que atuam na área da educação podem se inscrever no seminário sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro acontecerá no dia 6 de junho, das 9h às 13h, no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária. Para se inscrever é preciso acessar o endereço eletrônico formacaomacae.wixsite.com/formacao/1bncc.

A expectativa é receber educadores de Macaé e de cidades da região, como Carapebus, Conceição de Macabu, Quissamã e Rio das Ostras. A finalidade do seminário é apresentar a BNCC, sua importância, de que forma está estruturada e como vai impactar o dia a dia em sala de aula.

Depois de sua aprovação, em dezembro de 2017, a BNCC se tornou referência obrigatória para todos os currículos de escolas públicas do Brasil. Mas para que se torne uma realidade nas salas de aula, é preciso que gestores, professores e pais não só compreendam as propostas trazidas pelo documento, como se mobilizem para colocá-las em prática.

De acordo com a coordenação do Centro de Formação Carolina Garcia, outra proposta é propiciar reflexões e debates acerca dos conhecimentos quanto às alterações que a BNCC está prevendo para a implementação nas escolas. Segundo a coordenação, compreender as diretrizes da base nacional é fundamental para que as escolas (re)elaborem os currículos, adequem os projetos políticos pedagógicos, a fim de possibilitar a construção dos planos de aula adequados aos novos direcionamentos da educação.

O evento contará com a participação da professora doutora Sandra Escovedo Selles, representante da UFF e coordenadora do Grupo de Pesquisa “Currículo, docência e cultura”, no programa de pós-graduação em educação da UFF. A programação também receberá o professor doutor Marcelo Maia Vinagre Mocarzel, pesquisador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação e Políticas Públicas em Educação, além da professora Maria Tânia Gregório, doutora na Uerj e representante da Fafima, que atuou na docência e coordenação do curso de pedagogia.

O seminário é realizado pela Secretaria de Educação, Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional, além do Centro de Formação Carolina Garcia (CFCG), que desenvolve variadas atividades de formação continuada com os profissionais da área de ensino. O centro funciona com a proposta de possibilitar a aproximação entre a atuação em sala de aula e conhecimentos específicos.