Inscrição para o Enem começa nesta segunda

290
As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro

Mesmo quem teve o pedido de taxa de isenção aceito, deve fazer a inscrição para o Exame

Estudantes e demais interessados que pretendem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (7). O procedimento poderá ser feito até o dia 18 deste mês e a taxa de inscrição é de R$ 82,00. Já o pagamento pode ser feito até 23 de maio.

De acordo com orientações do Ministério da Educação (MEC) todos os interessados devem fazer a inscrição no período indicado, até mesmo quem fez a inscrição para a taxa de isenção, pois o fato de a isenção da taxa ser aprovada não significa que o participante esteja automaticamente inscrito.

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro, em dois domingos, como na última edição. Neste ano, porém, uma novidade segundo o MEC: no segundo dia de provas, os candidatos terão 30 minutos a mais para responder às questões para as disciplinas ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

O Enem foi criado em 1998 pelo MEC com a finalidade de avaliar a qualidade geral do ensino médio no país. E hoje é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação, além de ser considerado a principal porta de entrada na educação superior em universidades públicas do país.

Hoje, a nota obtida no Exame é o principal pré-requisito para quem deseja cursar uma graduação por meio do programa Universidade para Todos (ProUni), Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), Programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).