A partir desta quinta-feira (16), começa a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Em Macaé, a Secretaria de Saúde disponibilizará as doses em postos fixos e volantes com formato drive thru, a partir das 8h. Na primeira fase foram vacinadas 25.293 mil pessoas, entre idosos – idade acima de 60 anos -, e profissionais da área da saúde.
Os grupos prioritários para vacinação nesta segunda etapa são profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e
funcionários do sistema prisional.
Para evitar aglomerações durante a vacinação a secretaria permanece com as estratégias importantes para atender a população. As doses estarão disponíveis no Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, de 8h às 17h, no Centro de Convenções com logística drive thru, a partir das 8h.
As unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) serão referência para vacinação dos pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS residentes na localidade. As equipes de imunização darão continuidade ao atendimento domiciliar de pacientes idosos acamados, que residem em locais que não possuem cobertura da ESF. O responsável deve entrar em contato com a Casa da Vacina para solicitar a vacinação. Contato através do telefone (22) 2796-1622 whatsapp (22)98828-9681.
Comprovantes – Os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento deverão apresentar documento que comprove sua atuação na força de segurança e salvamento. Os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários também devem apresentar documento comprobatório da atuação como carteira de trabalho, contra-cheque com documento de identidade, carteira de habilitação (para motorista categorias C ou E) ou crachá funcional.
As pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade (doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados, portadores de trissomias), devem apresentar no ato da vacinação a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Os pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS devem se dirigir aos postos que estão cadastrados para receberem a vacina.
Terceira fase – Já na terceira fase da campanha, que começará no dia 9 de maio, o público-alvo será formado por: professores das escolas públicas e privadas; crianças de 6 meses a menores de 6 anos; gestantes; puérperas até 45 dias após o parto; pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idade.
A campanha de vacinação, iniciada no dia 23 de março, busca imunizar contra três vírus da gripe Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. De acordo com o calendário nacional, a previsão é de que a imunização aconteça até o dia 22 de maio.