Especialista em marketing fala sobre como explorar esse novo mercado consumidor que está se formando

Apelidada de Geração Alfa, as crianças nascidas entre 2010 a 2024 são a primeira geração inteiramente no século XXI. Até 2025 devem somar em cerca de 2,5 bilhões de pessoas mundialmente. Considerados como o maior grupo etário da história, eles irão se configurar como uma importante força econômica a partir desse ano. Esses novos consumidores estão ditando um novo ritmo para o mercado. 

Esse grupo etário representa 19,8% da população brasileira, segundo informações do último Censo 2022 do IBGE. A hiper conectividade é o principal paradigma em relação ao comportamento desse grupo. Além disso, o Censo 2022 revelou que mais de 50% das crianças brasileiras de 10 a 13 anos têm um celular pessoal. 

O especialista em marketing e CEO da Amora, Gabriel Moreira, explica que as novas gerações trazem novos hábitos de consumo. O Empresário aponta que as empresas que já estão no digital concorrem pelo poder de consumo da Geração Alfa, e hoje trabalham para criar uma comunidade em torno de suas marcas.  

Para Gabriel o meio digital é “um ambiente supercompetitivo, onde marcas lutam por atenção, trabalham construindo verdadeiras comunidades, impulsionando conteúdo viral e engajando pessoas que buscam por soluções e experiências personalizadas” pontuou o especialista. 

Para o CEO da Amora, o FIGITAL é um novo conceito que está surgindo. “Em um mundo onde as novas gerações já nascem hiperconectada, o conceito de negócio figital torna-se essencial para as empresas que buscam explorar esse novo mercado, oferecendo experiências que unem os ambientes físicos e digitais”, afirma o empresário. 

“Essas crianças serão influenciadas pelo trabalho remoto e vão organizar suas vidas priorizando a mobilidade. Mesmo sendo crianças, já estão causando um impacto significativo na economia e na cultura ao redor delas”, conclui o especialista. 

A importância da divisão entre o mundo real e o mundo digital será cada vez menor para as novas gerações, fato que vai refletir no posicionamento de muitas marcas e empresas para conquistar a atenção e o dinheiro desse público.  

O CEO da Amora, Gabriel Moreira, destacou três principais diretrizes para atrair a Geração Alfa. As marcas precisam se concentrar em três pilares: personalização, integração figital e engajamento autêntico. Isso significa oferecer experiências adaptadas às necessidades individuais, conectar os ambientes físicos e digitais de forma harmoniosa e construir relacionamentos genuínos com a comunidade, baseados em valores compartilhados. 

Por portal Novo Norte