Rodrigo Bacellar (presidente da Alerj) e Welberth Rezende (prefeito de Macaé), estiveram ao lado do governado Cláudio Castro na solenidade
A primeira termoelétrica a gerar energia a partir do gás natural do pré-sal no Brasil, foi inaugurada nesta quarta-feira (22), em Macaé, na região Norte Fluminense. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar, e o prefeito de Macaé, Welberth Rezende, estiveram na solenidade, ao lado do governador do RJ, Cláudio Castro.
Trata-se da Usina Termoelétrica (UTE) Marlim Azul, instalada na cidade após receber R$2,5 bilhões de investimentos. Com capacidade para gerar 565 MW de energia, a expectativa é de que o empreendimento abasteça 2,5 milhões de residências. Como destacou Rodrigo Bacellar, cerca 1.500 empregos foram gerados desde o início das obras:
“Mais empregos e desenvolvimento no interior do nosso Estado. A UTE Marlim Azul é a primeira usina a usar gás natural do pré-sal para gerar eletricidade no Brasil. Investimento de R$ 2,5 bilhões e mais de 1,5 mil empregos, diretos, gerados desde o início das obras, em 2020. Mais um passo para o futuro da energia sustentável no Brasil, com o RJ como protagonista”, escreveu o presidente da Alerj, em suas redes sociais.
A UTE Marlim Azul foi o projeto vencedor do leilão de energia com gás natural do pré-sal, realizado em 2017, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Toda a produção da térmica será fornecida para 25 distribuidoras de gás natural em 22 estados através de contratos já estabelecidos no mesmo certame, seis anos atrás.
“Celebrando hoje o início das operações da UTE Marlim Azul. Mais inovação, investimentos e empregos para Macaé. Nossa cidade vai garantir solução energética para todo o país”, enfatizou o prefeito Welberth Rezende em publicação nas redes sociais.
Ela começa a operar em um momento importante a nível nacional. Na última semana, o país bateu dois recordes de consumo de energia, superando pela primeira vez os 100 mil MW, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
“Essa UTE é pioneira na geração de energia elétrica a partir do gás-natural do pré-sal. Apoiamos o empreendimento e colaboramos com a autorização inédita para a construção do gasoduto que conecta a Shell a essa instalação. Inovação e sustentabilidade!”, destacou o governador Cláudio Castro.
A iniciativa é promovida através do consórcio formado pela Pátria Investimentos, Shell e Mitsubishi Power. Também marcou presença na inauguração o deputado estadual Chico Machado (SD). “Um dia histórico para Macaé e todo o interior do estado! A inauguração da UTE Marlim Azul marcará uma era de desenvolvimento para a região”, comentou o parlamentar.
Por jornal Terceira Via