Cerimônia aconteceu na última sexta-feira (13)

A Imprensa Nacional, órgão responsável pela publicação, preservação e divulgação dos atos oficiais da administração pública federal, completou 214 anos de existência, na última sexta-feira (13).

Como primeiro ato do dia, o Diretor Geral da Imprensa, Heldo Fernando, participou do hasteamento das bandeiras do Brasil e da IN, com a servidora pública Marlei Vitorino da Silva, que trabalha há 43 anos no órgão. O momento rememorou os diversos servidores que já passaram pela Casa, entre eles, o escritor Machado de Assis, cujo primeiro emprego foi na Imprensa Nacional, como aprendiz de tipógrafo, razão pela qual é o patrono da casa.

Em seguida, foi realizada a cerimônia solene de comemoração pela data e a entrega de diplomas “amigo da Imprensa”. Além disso, pela primeira vez foi entoada a música da Imprensa Nacional, após a letra ter sido escolhida em um concurso interno.

Na abertura do evento, o Diretor da Imprensa Nacional, Heldo Fernando, reverenciou a todos os servidores da história da Imprensa. “Desejo reverenciar a todos, que durante essa linda trajetória histórica contribuíram para a grandeza da nossa Imprensa Nacional, cabendo a nós do presente manter esse legado e acessa a chama da tocha que contempla o nosso grandioso símbolo”, afirmou.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, gravou um vídeo destinado aos servidores da IN, parabenizando o órgão pela data. O Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Eduardo Ramos, cumprindo agenda em São Paulo com o Presidente, também enviou sua homenagem à Imprensa Nacional em vídeo gravado.

Na ausência do ministro, sua esposa, Lígia Baptista Ramos, reforçou o recado do ministro ao dizer que “ com muito carinho cumprimento o coronel Heldo e toda a família que constitui a Imprensa Nacional pelo excelente trabalho que vem sendo realizado em prol do governo, em prol do Brasil e da nossa história. Muito obrigada”.

Já o Secretário-Executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Mario Fernandes, exaltou o trabalho do órgão e sua importância para a história do País.

“Estamos em 2022, ano do bicentenário do nosso país e a Imprensa Nacional já faz seus 214 anos. Como os dragões da Independência, São instituições seculares que puxam essa formação centenária do Estado brasileiro. 214 anos publicitando os atos oficiais do Estado brasileiro, pessoas como vocês, que no passado e hoje, lutam para que esse trabalho diário seja feito com base em ordenamentos leais que se traduzem na realidade do funcionamento da nossa sociedade, que se traduzem num acervo histórico importantíssimo para a verdadeira compreensão da cultura da nossa sociedade, da nossa nação”.

Em seguida, ao som de “Amigos para Sempre”, tocada pela banda do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, foram entregues os diplomas de amigos da Imprensa Nacional.

Abaixo a lista dos homenageados:

Luiz Eduardo Ramos, Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR); 

Coronel Claubert Santos de Rezende, Diretor do Estabelecimento General Gustavo Cordeiro de Farias – Gráfica do Exército;

Alexandre Aires de Freitas, Secretário-Geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa);

Wagner de Campos Rosário, Ministro da Controladoria-Geral da União (CGU);

Bartolomeu Rodrigues, Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal;

Alexandre Garcia, jornalista;

Antonino dos Santos Guerra Neto, Diretor de Operações do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);

José Rodrigues Ferreira, Presidente da Associação dos Servidores da Imprensa Nacional (Asdin);

Glen Lopes Valente, Diretor-Presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC);

Desembargador Roberval Belinati, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal;

Wilson Ribeiro Pereira, Prefeito da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap);

Hélio Lopes de Azevedo, Diretor da Gráfica do Senado;

Marco Antônio Areias Secco, Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); *Representado por Rosmar da Luz (Diretor do Senai do SIG)

Tenente Coronel Guilherme Santana Ebre, Comandante do 1º Regimento de Cavalaria de Guardas – Regimento Dragões da Independência; *Representado por Major Bernardo Ramos

Trajano Jardim, Presidente da Associação dos Amigos do Complexo Cultural da Imprensa Nacional (AMI);

Célio Faria Júnior, Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV/PR).

Por Portal Novo Norte