Embora tenha afirmado que a “taxa das blusinhas” era irracional, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (27), o projeto de lei que regulamenta o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover). A nova lei inclui um imposto de 20% sobre compras internacionais de até 50 dólares (cerca de R$ 275), contrariando suas declarações anteriores.
Durante a 3ª Reunião Plenária do Conselhão, Lula sancionou a lei na presença de Geraldo Alckmin, Fernando Haddad e Alexandre Padilha. Padilha afirmou que a sanção foi fruto de um entendimento com o Congresso Nacional e que a “taxa das blusinhas” começará a vigorar em 1° de agosto.
Continua após a publicidade
O presidente, que anteriormente criticou a taxação dessas compras, chegou a comparar a situação à isenção para compras em viagens internacionais, argumentando que taxar pequenas compras seria contraditório. No entanto, a realidade mostrou outra face: Lula acatou a medida que estabelece uma taxa de 20%, apesar do petista querer mesmo uma alíquota de 60%.