Vagas irão preparar os candidatos para as provas do IFF e também do Encceja em 2020
Sempre buscando fazer a diferença na sociedade. Assim tem sido o Coletivo #VEM, que esse ano fundou o Instituto Latino-Americano para Ciência, Educação e Desenvolvimento – ILACED, que trata-se de uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos.
E tem novidade surgindo para quem busca o conhecimento. O ILACED está abrindo 240 vagas para os cursos preparatórios sociais para o Instituto Federal Fluminense (IFF) e também para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos na Cidade Universitária de Macaé.
Desse total de vagas, 160 são para os cursos preparatórios visando os concursos públicos de acesso aos colégios de ensino médio federais, estaduais e municipais de Macaé e região, como o IFF e outras instituições de referência.
Também serão 80 vagas para o preparatório do Encceja, que é o exame que acontece duas vezes ao ano e certifica alunos com o diploma do ensino médio. “Os censos da educação básica do MEC dos últimos anos têm mostrado taxas de evasão, às vezes, superiores a 30% de todos os alunos matriculados nas séries do ensino médio. Essa alta taxa de evasão acaba se tornando um agravante para determinada parcela da população na hora da inserção do mercado de trabalho, levando essas pessoas à informalidade ou ao subemprego. A turma de pré-Encceja busca mitigar esta realidade atendendo aos alunos evadidos”, explica Julio Cesar Filho, presidente do ILACED.
Os interessados devem ficar atentos, pois as inscrições para os cursos têm previsão de abertura em dezembro deste ano. Já as turmas devem começar as aulas em março de 2020. Apesar de estar aberto a todos os interessados, essa iniciativa busca atender, principalmente, estudantes de escolas públicas.
Todos os cursos ofertados não têm cobranças de mensalidade e as inscrições serão feitas de maneira online através da página do Facebook do Coletivo #VEM (facebook.com/VEMcoletivo) e do perfil do Instagram do ILACED (@ilaced).
Sobre o Coletivo #VEM
Com o objetivo de estimular o debate político e a atuação direta na sociedade, um grupo de pessoas, a maioria composta por jovens universitários, se uniu e criou o Coletivo #VEM – Vida, Educação e Movimento.
Esse movimento nasceu em 2015 do desejo de realizar ações práticas que materializem as suas convicções, entre elas, o acesso à educação de qualidade para todos.