II Fórum Municipal de Turismo forma conselho municipal do setor

0
606
Participantes da mesa ressaltaram a importância e o potencial da cidade para o turismo

Deputado estadual Welberth Rezende, presidente da Comissão de Turismo da Alerj, participou do evento

Na última segunda-feira (13), aconteceu na Câmara Municipal, o II Fórum Municipal de Turismo, reunindo membros do Poder Legislativo, Executivo, Administrativo e a comunidade em geral para eleger a primeira grade do Conselho Municipal de Turismo de Rio das Ostras, criado pela Lei nº 2158/18 e alterado pela Lei nº 2204/19.

Com isso, Rio das Ostras se torna o primeiro município com um conselho composto por membros do Executivo, entidades e associações do setor privado ligados à atividade turística, associações de moradores, artesãos, esportistas e profissionais de atividades que fomentam o Turismo.

Entre os presentes no Fórum, estavam o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Aurora Siqueira; o deputado estadual Welberth Rezende (PPS), presidente da Comissão de Turismo na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj); o presidente da TurisRio, Thomas Weber; a gestora do Projeto Municipal de Turismo do Sebrae-RJ, Silvia Romão; o vereador Wagner de Albuquerque; e o presidente da Federação dos Conventions & Visitors Bureau do RJ e presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol – Condetur, Marco Navega.

Na ocasião, os presentes na mesa ressaltaram a importância e o potencial da Cidade para o Turismo, bem como discutiram a atual situação do estado, ressaltando a diversificação dos meios de renda de Rio das Ostras. Welberth Rezende ainda lembrou que o Festival de Jazz e Blues é uma potência do Turismo Riostrense. “Convido para a próxima audiência da comissão de Turismo da Alerj, onde discutiremos sobre a violência das cidades turísticas e como isso tem afastados os visitantes”, disse o deputado Welberth Rezende.

Para o prefeito Marcelino, o Turismo noturno com shows e restaurantes será uma forma de atrair visitantes de outras cidades, bem como incentivar os riostrenses a participar das atividades no Município. “São investimentos em Segurança e Turismo que vão melhorar nossa Cidade. Queremos abrir para grandes eventos internacionais”, declarou o prefeito.

A secretária Aurora Siqueira afirmou que a gestão compartilhada é uma vitória para a cidade

Aurora Siqueira ainda falou sobre o Fórum e o Conselho, e como uma gestão compartilhada entre sociedade e administração pública é uma vitória para a Cidade. “Os conselhos são fundamentais para as parcerias entre os empresários e a administração funcionarem”, concordou Thomas Weber. Ele relembrou a importância do Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo – Cadastur para a validação dos órgãos de Turismo.

O Cadastur é um sistema de cadastros para pessoas físicas e jurídicas que atuam no mercado de turismo. O programa foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com órgãos regulamentadores, para promover a formalização e fiscalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil. Através deste certificado os consumidores conseguem identificar quais empresas estão aptas para atuar em diferentes nichos do mercado.