Pastor Frederico Antunes Cardoso dos Reis, esposa Danielle Cristine Lima Capetini Cardoso dos Reis, e a filha Maria Eduarda Capetini Cardoso dos Reis - Fotos Aida Cabral

A Igreja Batista Memorial de Macaé chega aos 25 anos de atividades celebrando o amor de Deus, através de uma celebração especial. A data será marcada por uma programação comemorativa, que acontecerá nos dias 10, 11, 12 e 13 de setembro, repleta de novidades, e cumprindo o tema “Simplicidade” baseada no versículo bíblico que está em Atos 2:46: “Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam com alegria e sinceridade de coração.”
“Impossível não se emocionar com esses 25 anos de uma história que foi construída dia a dia com muito amor, resiliência, companheirismo, respeito e cumplicidade. É um verdadeiro símbolo de superação e amor; afinal, a jornada até aqui foi longa e cheia de desafios”, declarou Pastor Frederico.

Programação da festa

Muito entusiasmado, o Pastor Presidente, Frederico Antunes Cardoso dos Reis informa que a celebração será aberta com a Festa da Primavera, no dia 10 de setembro a partir das 17h, constando de barraquinhas com comidas típicas caipiras, shows diversos, apresentação de diversas bandas das igrejas de Macaé em palco montado em frente a igreja na Avenida Agenor Caldas, além de muita brincadeira e diversão.
Segundo o Pastor Frederico, a comemoração vai prosseguir no dia 11 com celebração durante os cultos das 10h30 e às 18h, com boas vindas aos novos membros e batismo.
Já para o dia 12 está programada a realização do evento ‘Projetando a Igreja que Queremos’, às 20h, e a Noite Missionária, constando de pregação da missionária Analzira Nascimento, que dedicou parte da sua vida à Angola durante a guerra civil.

No dia 13, a partir das 20h, haverá uma grande noite de louvor e adoração com a apresentação do Coral da Cristolândia, com o Pastor Fernando Brandão, Diretor Executivo da Junta de Missões Nacionais, encerrando com a entrega simbólica dos investimentos da igreja em missões.

Trajetória da Igreja Batista Memorial de Macaé

A Igreja Batista Memorial de Macaé foi criada com o propósito de glorificar o nome de Deus. Foi fundada em 13/09/1997, por vários membros que se encontraram para a reunião de uma nova comunidade. Com alegrias em meio às dificuldades, com erros e acertos, o grupo fundador adquiriu o terreno sobre o qual ergueu o templo definitivo, trazendo centenas de famílias alcançadas pelo Evangelho.
Nessa trajetória, a igreja deixou a sua marca passando a ter ganhos com uma equipe ministerial. Em cada um desses ministérios, seus membros podem desenvolver seus dons da forma mais apropriada. Os ministérios abrangem o de casais, de jovens, entre outros, incluindo a programação para as crianças, como as Mensageiras do Rei, Embaixadores do Rei, e Amiguinhos das Missões.
A Igreja Batista Memorial de Macaé é planejada para alcançar todas as famílias e a sociedade em geral e, assim, ganhar Macaé para Cristo.


Com sua marca de tradicionalidade, a igreja mantém as suas cantatas à moda clássica ao som do piano e do órgão. Preza pelo silêncio e a ordem do culto, defendendo os princípios de Jesus Cristo como Senhor e salvador da vida, tendo no Espírito Santo a presença ativa de Deus no mundo, respeitando as Escrituras Sagradas como única regra de fé e conduta. Com linhas de pensamentos que ajudam os cristãos a entender o processo de como o homem é salvo por Cristo.

Pastor Aunir

O Pastor Aunir Pereira Carneiro esteve na presidência da igreja desde a fundação até maio de 2017, quando se aposentou do ministério pastoral e foi jubilado com o título de pastor emérito da igreja, ficando em seu lugar até a eleição de um novo pastor, o Dr. Flávio dos Santos Antunes que era o vice-presidente da igreja ficando a frente de maio de 2017 até julho 2018, quando foi eleito em assembleia
Pastor Frederico.

Pastor Frederico

O Pastor Frederico Reis, presidente atual, com a sua forma carinhosa de tratar das suas ovelhas, tem desempenhado, incansavelmente, a sua liderança e, assim, partilhando todo o sucesso da igreja, e realizando as Bodas de Prata, com uma grande festa.