Divulgação

Embora algumas cidades estejam até antecipando o calendário de vacinação para ampliar a segurança das pessoas contra o risco de infecção do Covid 19, em Macae, os idosos com mais de 80 anos (faixa que vai até 84), que lotaram o Centro de Convenções dia 03 de março para tomar a primeira dose da vacina Oxford e tiveram anotado no comprovante de vacinação que a segunda dose seria aplicada dia 07 de junho (segunda-feira), ficaram esquecidos pelo governo e não sabem o que fazer, considerando que não há previsão e nem informações no site da prefeitura de quando e como haverá a vacinação.

Em virtude do feriadão por causa do Dia de Corpus Christ, até o final da tarde de sexta-feira, nenhuma autoridade do governo municipal foi encontrada para informar se o calendário seria mantido ou não, levando dezenas de pessoas idosas que aguardavam ansiosas o cumprimento da data e onde seria a vacinação, a ficarem angustiadas e ansiosas, gerando muita reclamação também nas redes sociais.

No site da prefeitura o calendário aponta o dia 7, segunda-feira, para vacinação dos trabalhadores aeroportuários e a comunicação entre os idosos na faixa 80/84 que lotaram o Centro de Convenções no início de março, demonstraram insatisfação por terem ficado “esquecidos”, situação considerada por alguns como desprezo. “No fim da vida, protegidos pelo Estatuto do Idoso e pelas medidas adotadas pelas autoridades sanitárias, poderíamos merecer um pouco mais de consideração. Estamos no fim da vida mas não queremos ficar a mercê de uma possível infecção que pode nos levar à morte”, disse uma idosa que pediu para não ser identificada para não sofrer alguma represália.

CASA DA VACINA

Somente no final da tarde de sexta-feira, o Procurador Geral do Município, Dr Fabiano Pascoal, que tentou acionar a Secretaria de Saúde para dar uma resposta, disse que a vacina para os idosos com mais de 80 anos (de 80 a 84), será aplicada na Casa da Vacina, situada na Rua Sete de Setembro (centro), de segunda a sexta-feira, de 8 as 16 horas.
Em razão do grande número de pessoas que deve acorrer à Casa da Vacina para tomar a segunda dose, a preocupação maior poderá ser com uma possível aglomeração, uma vez que o ambiente é pequeno e não há como estacionar os carros que vão levar os idosos, alguns incapacitados de locomoção, a não ser que haja qualquer ação municipal para montar um esquema especial, fechar o trânsito naquele trecho para permitir o sistema drive trhu, o que evitaria transtornos para os idosos afetados pela falta de atenção da secretaria de saúde.
Os idosos afetados pela medida desconsiderada, estao trocando mensagens por aplicativos e por telefone, causando um frisson no diálogo por causa da situação considerada como menosprezo.
O Procurador Geral do município, Dr Fabiano Pascoal, confirmou que os idosos nesta faixa etária deverão procurar a Casa da Vacina, onde estão sendo aplicadas as vacinas contra a gripe, o que pode causar desconforto.