A idosa de 93 anos faz tudo sozinha. Pega o ônibus duas vezes na semana para ir malhar na academia porque alivia dores. – Foto: reprodução/Hugo Barreto

Essa idosa de 93 anos, que malha duas vezes por semana, é pura inspiração. E ela ainda vai sozinha para a academia, de ônibus. A disposição impressiona e motiva quem quer “chegar lá assim”.

Custódia da Natividade é aposentada e mora só. É ela quem cuida de todos os afazeres diários da casa com muita autonomia, e gosta que seja assim.

“Não há nada que eu não consiga fazer. Cozinho, cuido da casa, vou para as minhas consultas, para a igreja e para a musculação sozinha”, contou a aposentada.

about:blank

Viúva aos 25 anos

A vovó Custódia é uma verdadeira guerreira! Ela ficou viúva aos 25 anos e cuidou sozinha dos três filhos.

Ao longo dos anos, ela começou a sentir dores nas costas e, então, decidiu cuidar mais da saúde.

Depois da academia as dores melhoraram e ela não fica mais sem a atividade.

“Se eu deixar de fazer os exercícios, as dores pioram. Então, comprei alguns pesinhos para continuar as atividades em casa quando estou de recesso da musculação”, contou.

Em dias normais, a idosa vai toda feliz de ônibus para a academia. Que independência!

Musculação ganhou o coração da vovó

A idosa faz musculação no Centro de Convivência do Idoso, um projeto de uma faculdade do Distrito Federal, que oferece várias atividades para a terceira idade.

Antes da academia ela tentou fazer hidroginástica e aula de dança, mas o que ganhou o coração dela mesmo foi a musculação.

“Nos exames de rotina, os médicos me parabenizam por me manter ativa e com bons hábitos”, conta a vovó orgulhosa.

Toda independente

A idosa conta que os filhos ajudam na parte financeira, mas, de resto, ela é “capaz de fazer tudo”.

Moradora do Distrito Federal, ela ama essa liberdade e malhar também.

“A musculação me faz bem em tudo. Na igreja, as outras mulheres perguntam como consegui tamanha longevidade, e respondo: basta ter coragem”, disse a vovó.

O segredo da longevidade

É normal que idosos precisem de ajuda nas tarefas do dia a dia, mas tem sido cada vez mais comum também ver a terceira idade na academia.

A musculação é uma excelente forma de evitar a sarcopenia, perda muscular relacionada à idade, que pode levar a quedas e limitações físicas.

Ela proporciona melhor mobilidade, previne doenças cardiovasculares e fortalece os músculos, protegendo a estrutura óssea de quedas.

Se você quer envelhecer como a dona Custódia, já pode começar uma atividade física desde já! Ah, sem esquecer de uma alimentação saudável.

 Dona Custódia tentou fazer hidroginástica e aula de dança, mas gostou mais da musculação. - Foto: reprodução/Hugo Barreto

Dona Custódia tentou fazer hidroginástica e aula de dança, mas gostou mais da musculação. – Foto: reprodução/Hugo Barreto

Musculação também traz benefícios para a saúde mental, como aumento da autoestima e bem-estar. - Foto: reprodução/Hugo Barreto

A idosa de 93 anos malha e vai sozinha de ônibus para a academia. Ela conta que malhar acabou com dores que sentia no corpo – Foto: reprodução/Hugo Barreto

Por Só Notíca Boa