FOTOS: SEMCOM CARAPEBUS/KANÁ MANHÃES

Programação teve início na sexta-feira (7) e seguiu até domingo (9). Evento integrará calendário oficial do município a partir de 2024.


A Praia de Carapebus sediou nesse final de semana, o I Encontro Nacional de Campismo, que reuniu adeptos do motorhome, vindos de vários lugares do Brasil. A programação teve início na sexta-feira (7) e seguiu até domingo (9). O evento vai integrar o calendário oficial do município a partir de 2024, com o II Eco Campismo.

Na sexta-feira (7), o show com Vini e Banda abriu a programação. No sábado (8), as atividades tiveram início pela manhã, com passeio ecológico pela Restinga de Jurubatiba e Lagoa de Carapebus, com o guia de turismo Juliano de Luna, além de aula de yoga e de artesanato. À tarde, o professor de dança da Secretaria de Cultura, Daivid Teles, animou o público com apresentação de mix dance. E encerrando a noite de sábado, show com forró pé de serra do Trio Sandália de Couro e a tradicional quadrilha julina. E no último dia, domingo (9), a programação do encontro foi encerrada com caminhada e caminhão reo passeio.

Representando o prefeito Bernard Tavares, o vice-prefeito, Marcelo Borginho, acompanhado da secretária de Cultura, Juliana Luna, afirmou que a realização do evento de campismo em Carapebus foi bastante positiva. “Nós recebemos aqui mais de 60 motorhomes de todo o Brasil. Isso é uma forma de divulgar a nossa cidade, as nossas belezas naturais, nosso Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. E isso é muito importante. Estive aqui na sexta-feira e vi que os participantes do encontro gostaram da nossa cidade e da população. Agradeço ao prefeito Bernard Tavares, que nos deu todo suporte para acolher os motorhomes”.

Borginho ainda destacou que o encontro vai integrar o calendário oficial do município a partir de 2024. “No ano que vem, se Deus quiser, todos estarão aqui novamente e a tendência é só melhorar”.

Juliana ressaltou que foi um evento desafiador, mas muito gratificante. “O município recebeu visitantes de vários estados e isso nos proporcionou resultados positivos. Agradeço ao prefeito Bernard, ao vice Borginho, que se dedicou para que tudo acontecesse segundo o esperado. Agradeço também às demais secretarias envolvidas, além dos colaboradores, equipe do Viva Camping e todas que participaram”.

Segundo o organizador do evento e diretor da Viva Camping – Campismo&Amizade, Márcio Cardoso, o município foi escolhido por oferecer um ‘quintal’ ideal para a confraternização de motorhomes, trailers e barracas, além de possuir belezas naturais, como a praia e a lagoa. “E é claro que a receptividade da população carapebuense foi um dos principais motivos de termos vindo para cá. É um povo acolhedor. Sem contar as belezas naturais daqui. E o Viva Camping também ajuda a fomentar a economia e o turismo local, deixando o legado de que o motorhome é um turismo cooperativo e não explorativo, respeitando e preservando o meio ambiente”.

Cardoso também agradeceu à prefeitura pelo apoio. “Nosso muito obrigado ao prefeito Bernard Tavares; ao vice Borginho; à secretária de Cultura, Juliana, e ao setor de serviços públicos, na pessoa do secretário Nivaldo Caetano, que cuidou da limpeza urbana do local”.

Uma das participantes do encontro, Jane Azevedo, que veio de Angra dos Reis, no sul do estado do Rio de Janeiro, já conhecia a lagoa e praia de Carapebus de passagem. Ela e o esposo chegaram no município na última terça-feira (4) para participar do encontro de campismo. “Nos apaixonamos pela lagoa e praia, sem contar a recepção da população e toda organização do evento. Adoramos. Estão todos de parabéns. Com certeza, no ano que vem estaremos aqui novamente”.

Geisa Silva Reinaldo veio de Araruama, na Região dos Lagos, e pela primeira vez visitou Carapebus, mas este já é seu terceiro encontro de campismo. “Eu e meu esposo já viajamos de motorhome há algum tempo, mas Carapebus nos surpreendeu positivamente, pois interagimos bastante com a população daqui, conhecemos histórias e esse encontro nos ajuda a divulgar o campismo. Gostamos muito das pessoas daqui, muito acolhedoras”.


FOTOS: SEMCOM CARAPEBUS/KANÁ MANHÃES