Com data prevista para funcionar no fim do mês de abril, estrutura do hospital segue vazia e sem equipamentos necessários para o funcionamento
Dos seis hospitais de campanha da capital que estão com as obras atrasadas, três não têm previsão de data para inauguração, e uma delas é o hospital de campanha, do distrito de Barra de São João, em Casimiro de Abreu, cuja estrutura está em fase final.
A cidade com um pouco mais de 35 mil habitantes, a população agoniza pela falta do Sistema Única de Saúde (SUS), já que o município possui apenas um hospital municipal para atender a demanda de casos suspeitos e confirmados de Covid-19, que já ultrapassa mais de 200 casos.
Se o hospital de campanha, – que é de responsabilidade do Estado – tivesse em funcionamento desafogaria o único hospital da cidade que apresenta dificuldades para atender pacientes com o novo coronavírus e poderia ajudar também outras cidades vizinhas que apresentam superlotação nas unidades de saúde.
No mês de março, o governo do Estado informou que o hospital de campanha iria contar com 200 leitos para os pacientes em estado grave de Covid-19. A estrutura deveria estar em funcionamento, desde o mês passado, mas em seguida, o governo do Estado resolveu reduzir o número de leito pela metade e não justificou o motivo da decisão.
Enquanto isso, o Hospital Municipal Ângela Simões possui apenas 14 leitos exclusivos (sendo cinco semi-intensivos – com respiradores e nove clínicos) e a prefeitura pretende adquirir mais seis leitos semi-intensivos com respiradores, que ainda não é o suficiente para atender a grande demanda da doença.
A prefeitura informou por meio de nota que lamenta muito não ter sido inaugurado até o momento. “Seu funcionamento é de extrema importância não só para auxiliar no tratamento dos pacientes do município, como de toda a região”, disse a nota.
Em Barra de São João, o governo municipal vai montar, nas próximas semanas, o segundo Centro de Triagem 24h do município, na UBS do bairro Vila Campo Alegre, com a contratação de mais médicos para auxiliar no atendimento aos pacientes. A população do distrito também conta com o apoio do Resgate 24 horas que pode ser acionado pelo telefone: 0800-021-5750.