Guto Garcia dará aulão para quem pretende prestar o Enem 2019

0
616
Professor Guto orienta os estudantes sobre a importância de ter um planejamento nessa reta final

Encontro, que é gratuito e aberto para todos, será neste sábado, das 8h às 12h, na Cidade Universitária

Faltando cerca de três meses para a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, os estudantes seguem na reta final de preparação. Nesse momento é importante saber o que fazer para alcançar um bom resultado. Visando isso, neste sábado (24), o professor Guto Garcia ministrará um aulão gratuito de Matemática (Análise Combinatória e Probabilidade), das 8h às 12h, na Cidade Universitária. Podem participar todas as pessoas interessadas, incluindo os alunos do Pré-Vestibular Social e do Colégio Aplicação (CAp).

Criado para avaliar o desempenho dos estudantes no final da educação básica, o Enem foi reformulado com o passar do tempo e hoje é uma importante ferramenta de seleção usada pelas universidades públicas e particulares. Dele derivam ainda alguns programas de bolsas e financiamento estudantil para universitários.

As provas serão aplicadas em dois domingos, dias 3 e 10 de novembro, em 1.728 municípios espalhados em todas as regiões do país, porém, o cartão de confirmação com os locais de prova só será divulgado em outubro, sem data definida até o momento.

Enquanto isso, os participantes seguem na preparação para responder as 180 questões e produzir a redação, que podem abrir as portas para o ingresso no ensino superior. Com a nota do ENEM, o aluno concorre a uma vaga através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) A plataforma foi criada em 2009 e funciona, em teoria, de forma bem simples: as universidades federais disponibilizam as vagas e os alunos se inscrevem com suas notas do exame.

“Tem estudantes que podem considerar os 100 dias como um período ainda distante da prova, mas para outros ela já está bem próxima e, por isso, é muito importante que você estabeleça um planejamento que seja adequado para a sua situação. Crie um cronograma de estudos, organize as suas horas de acordo com a sua rotina e tenha disciplina para segui-lo. Assim, com organização, é fácil otimizar o seu tempo para não deixar passar em branco algum conteúdo que você precisa estudar”, orienta Guto Garcia.