Guerra

0
600

O processo eleitoral deste ano força uma espécie de “guerra fria” nos corredores do palácio do Legislativo. Por trás dos apoios a candidaturas focadas na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) e da Câmara dos Deputados, está a estratégica focada em dois pleitos importantes para a política local. O primeiro é a briga pela presidência da Câmara, no biênio 2019/2020. Quem ajudar a vencer o futuro presidente da Alerj, ganhará a cadeira do parlamento local.

Adesão

Em sua segunda visita a Macaé, Eduardo Paes (DEM) voltou a lotar o Quenzas Hall, reduto do processo eleitoral deste ano, na cidade. Desta vez, ele abraçou a campanha de Christino Áureo (PP) que, após quatro mandatos na Alerj, almeja garantir vaga na Câmara dos Deputados. Eduardo está em marcha para eleger também o ex-prefeito do Rio, César Maia (DEM) ao cargo de Senador. Uma dobradinha, no mínimo, histórica para a política estadual.

Forças

Dentro do município, três candidaturas à Alerj ganham força diante do andamento da campanha. Welberth Rezende (PPS) e Julinho do Aeroporto (MDB) disputam o voto do eleitorado ainda ligado ao governo da mudança. Mesmo sem a presença do prefeito, eles tentam herdar, de forma direta ou indireta, os mais de 60 mil votos conquistados pelo chefe do Executivo em 2016. Pela oposição, corre o vereador Luiz Fernando (PTC), grande articulador de alianças. A conferir!

Lados opostos

Felício Laterça (PSL) polariza com Danilo Funke (PSOL) a batalha por votos para a Câmara dos Deputados. Ex-vereador e ex-vice-prefeito, Danilo tem a seu favor os 13 mil votos conquistados na cidade, nas eleições de 2014, além de ter Marcelo Freixo (PSOL) como cabeça da chapa proporcional. Já Felício busca a herança do seu trabalho na Polícia Federal como crédito do eleitorado, além de ser o único candidato de Jair Bolsonaro (PLS) na região.

Alianças

Recém-eleitos em pleitos suplementadores, os prefeitos de Cabo Frio, Dr. Adriano, e de Rio das Ostras, Marcelino da Farmácia, são abordados por candidatos aos parlamentos estadual e federal. Com o crivo recente das urnas, ambos acabam sendo identificados como alianças de peso, para o duro processo deste ano. Chico Machado (PSD) já conseguiu o apoio do primo, para ganhar espaço no eleitorado riostrense.

Sol

Os dias ensolarados de inverno tem movimentado, de forma surpreendente, as praias da cidade. No domingo (2), o movimento na orla do Cavaleiros surpreendeu até mesmo os bares e restaurantes situados nas imediações do principal point da cidade. Houve desorganização no trânsito, algo que precisa ser melhorado pela secretaria de Mobilidade Urbana. Fora isso, a areia se manteve como espaço de alegria e de democracia na Capital do Petróleo.

Vacinação

O alerta ainda é grande para os pais e responsáveis por crianças e adolescentes, em virtude da necessidade de atualização da carteira de vacinação. Sarampo, antes erradicado, volta a ser uma doença perigosa em ascensão no país, o que requer atenção redobrada de todos. Poliomielite também é preocupante, por isso a importância de se reforçar as campanhas de imunização em todos os pontos da cidade. Atenção a todos!

Fogo

É de entristecer qualquer cidadão fluminense a destruição completa do Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. A perda de um patrimônio histórico imensurável contribui para reduzir, ainda mais, a identidade do povo do Estado, incrédulo com as transformações sociais estimadas diante de um péssimo cenário político. O fogo consumiu muito mais que quadros, móveis e fósseis, mas sim um pouco da esperança da sociedade por dias melhores.

Portal

Implementado há cerca de três meses, o portal de notícias de O DEBATE na internet bateu novo recorde de acessos, o que representa mais uma referência do jornal que completou 42 anos. De olho nas inovações digitais, O DEBATE continua cumprindo o papel de ser a principal fonte de informação da região. Na era da FakeNews, o portal de notícias ajuda o leitor de Macaé e da região a encontrar os fatos verdadeiros.