Guarda Municipal inova com tecnologia para notificar motoristas infratores

0
1143
O equipamento permite acesso ao cadastro nacional de condutores e conhecimento sobre veículos roubados

Uma inovação começa a fazer parte da rotina no trabalho dos Guardas Municipais que atuam na fiscalização do trânsito em Rio das Ostras. A partir de agora, um sistema totalmente informatizado auxilia nas notificações de infrações cometidas pelos condutores de veículos automotivos.

Equipamentos digitais portáteis interligados ao sistema do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran) estão sendo utilizados para o uso dos GMs. O aparelho é similar a um palm top e substitui o uso dos talões de papel. Medida que contribui também para evitar o descarte de papel, além da possibilidade de mau preenchimento das infrações, evitando assim que elas possam ser anuladas, sem gerar qualquer tipo de punição ao infrator.

Por esse sistema totalmente online é possível saber em tempo real onde estão sendo lançadas as multas e quais os tipos de transgressões mais comuns na cidade. Com o equipamento, também há forma de saber se os guardas que aplicam as notificações estão agindo de forma correta, o que acaba sendo uma segurança a mais para os motoristas.

MAIS SEGURANÇA – O sistema ainda possibilita o levantamento de dados como nome, CPF, identidade, endereço, e informações financeiras, caso o veículo esteja alienado. Além de consultas ao cadastro nacional de condutores e conhecimento sobre veículos roubados ou com mandado de Busca e Apreensão.