Guarda Ambiental terá troca de comando nesta segunda-feira

0
784

A mudança ocorre em virtude do processo de redirecionamento estratégico da Secretaria de Ordem Pública

A sede da Guarda Ambiental de Macaé recebe nesta segunda-feira (19), às 10h, lideranças políticas e autoridades civis e militares que atuam na cidade para participar da solenidade de passagem do comando da instituição, posto que será deixado pelo coordenador Vilmar Ribeiro – à frente do comando desde o ano de 2017 -, e passará a ser ocupado pelo coordenador Madson Nazareno Oliveira Pereira. O evento vai acontecer na própria sede da corporação, que fica localizada no Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto, situado às margens da RJ-106, n° 116, bairro São José do Barreto.

Madson Pereira é gestor ambiental, tem 56 anos, e está há 18 anos na corporação e retorna ao comando da Guarda Ambiental após três anos, onde esteve anteriormente durante o período entre 2006 a 2016.

Ele atua como Diretor de Assuntos Ambientais do Conselho de Segurança Pública do município desde 2017, e atualmente estava lotado no setor de fauna da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade do município.

“É gratificante saber que a minha primeira passagem à frente da Guarda Ambiental tenha sido avaliada positivamente e me sinto muito feliz por ter recebido o convite para retornar neste novo momento. Volto ainda mais animado para conduzir o processo de redirecionamento estratégico da Guarda Ambiental”, disse, empolgado, o novo coordenador.

De acordo com Madson, a primeira proposta inicial no seu comando será aprimorar o planejamento operacional para elevar a efetividade, promover a capacitação dos agentes para atuação mais técnica e especializada e ações de educação ambiental.

Madson possui em seu currículo diversos cursos de especialização realizados em renomadas instituições como a Marinha do Brasil, ICMBio, Instituto Butantã, Polícia Civil, Secretaria Nacional de Segurança Pública e IBAMA, a qual destacam-se o de Busca e Salvamento em Selva, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, Identificação de Animais Peçonhentos, Patrulhamento em Áreas de Mata e Perícia Ambiental.