Secretaria da Educação abriu sindicância para apurar o ocorrido
Um pagamento de R$ 50 mil foi realizado pelo grupo de dança Companhia Suave, o qual foi responsável pela apresentação de conteúdo erótico a crianças de escolas públicas da capital fluminense, por meio da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro.
No site oficial do grupo, é possível verificar que entre os dias 16 e 24 de agosto, apresentações foram realizadas em cinco unidades educacionais, incluindo CIEP Capanema, Museu da Maré (CEASM), CIEP Luiz Carlos Prestes, E.M. Marechal Estevão Leitão de Carvalho e E.M. Rivadávia Corrêa.
A seleção para as apresentações foi obtida após submissão do projeto à Secretaria de Cultura. A Companhia Suave teve seu projeto aprovado e o pagamento pelas apresentações foi oficializado no Diário Oficial. A competição pelos projetos foi conduzida no ano anterior através do Fomento à Cultura Carioca (Foca), com os pagamentos efetuados em maio de 2022, sendo as apresentações agendadas para ocorrer um ano após a quitação.
As apresentações, intituladas “Suave na Educação”, foram classificadas para maiores de 12 anos, porém, o grupo teve acesso a escolas com público composto por crianças abaixo dessa faixa etária. Diante da exposição das imagens, uma sindicância foi instaurada pela Secretaria Municipal de Educação do Rio, resultando no afastamento de todos os diretores das instituições onde as apresentações do grupo foram realizadas.