Lançamento oficial do enredo será neste sábado, no espaço Via Show, com entrada franca
Criado há um ano na comunidade, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Bosque Azul vai estrear no carnaval macaense com o pé direito. A escola escolheu como enredo em sua primeira apresentação pelo grupo de acesso a homenagem à ativista política, professora, ex-vereadora e ex-vice-prefeita Marilena Garcia. Com o enredo “A história de uma mulher guerreira”, os integrantes da escola vão mostrar a vida de Marilena, a primeira vereadora de Macaé.
O lançamento oficial do enredo será neste sábado, dia 4, a partir das 20h no espaço Via Show, na Rua Télio Barreto, 1094, centro. A entrada é gratuita, e além da apresentação do enredo e do samba, haverá a entrega do Troféu Marilena Garcia para personalidades e agremiações do samba macaense.
A surpresa com o carinho da comunidade do Bosque Azul deixou Marilena muito feliz e emocionada. “Fiquei sem palavras quando me perguntaram se eu aceitava ser enredo da escola. Claro que aceitei de primeira, e agora estou na expectativa para ver de perto tudo na avenida. Sou só gratidão não apenas à comunidade do Bosque Azul, mas também a todos de Macaé que têm me demostrado tanto carinho”, disse Marilena Garcia, que está em tratamento pela sexta vez contra o câncer.
Levar o enredo para a avenida é tarefa do carnavalesco Lino Santana, amigo de longa data de Marilena, e que vai contar as histórias da ex-vereadora em seis alas – uma delas, apenas com participantes deficientes auditivos, que já estão ensaiando o samba-enredo em libras. “Estamos trabalhando desde novembro no enredo. Fizemos um verdadeiro laboratório com Marilena e queremos contar a história dela com muito carinho. É uma guerreira inspiradora para todos nós”, disse Lino.
O desfile vai mostrar a vida de Marilena desde os 13 anos, quando deu inicio à sua militância social ainda na escola. Passando por histórias inesquecíveis, como a eleição como vereadora, numa época em que a Câmara só havia homens, a luta pelos royalties e as ações sociais, como a construção de casas populares para mulheres chefe de família, no próprio Bosque Azul.
“Estamos preparando muitas surpresas. Vai ser um desfile emocionante demais”, diz o presidente da escola, George Fortunato, que junto com o vice-presidente Junior e o intérprete Jorginho Moura já gravaram o samba-enredo, de autoria do filho de Marilena, o professor e vereador Guto Garcia, que faz parte dos compositores da Mangueira. A escola tem como “madrinha” a Beija Flor de Nilópolis.
Fortunato conta que a GRES Bosque Azul foi criada por um grupo de amigos do bairro, e que por ser o primeiro desfile, está sendo um grande desafio organizar tudo. Os ensaios já começaram, e quem quiser participar da estreia da GRES Bosque Azul é só entrar em contato com a agremiação. A escola terá uma ala dedicada aos amigos de Marilena, e todos são muito bem vindos. O contato é 22 99868-8290.