O contrato tem como objetivo criar campanhas de publicidade e combate a notícias falsas.
Os deputados Gustavo Gayer (PL-GO) e Marcos Pollon (PL-MS) solicitaram a presença do ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social (Secom), na Câmara dos Deputados para responder sobre o processo de escolha das agências de comunicação que ganharam uma licitação de R$ 197 milhões. O contrato tem como objetivo criar campanhas de publicidade e combate a notícias falsas.
Gayer questiona os critérios utilizados para a seleção das agências, a influência política no processo e por que os vencedores foram conhecidos antes da conclusão da licitação. Ele busca justificativas para um possível descumprimento dos princípios legais do processo licitatório.
Pollon deseja esclarecimentos sobre os aspectos que considera nebulosos ou ilegais do processo, incluindo a contratação de ferramentas de inteligência artificial para o monitoramento da popularidade do governo nas redes sociais.
As agências vencedoras da licitação foram Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital, que são reconhecidas por suas conexões com membros do governo e líderes do PT. A Usina Digital está ligada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha. A escolha dessas empresas e as questões levantadas pelos deputados apontam para uma discussão ampla sobre transparência e legalidade nos processos governamentais.
Por portal Novo Norte