Foram divulgados apenas trechos editados das imagens que evidenciam a ação dos manifestantes que vestiam camisetas do ex-presidente Jair Bolsonaro
O governo Lula negou a solicitação da Folha feito via Lei de Acesso à Informação para obter a íntegra das imagens registradas pelas câmeras de segurança do Palácio do Planalto referente ao dia 8 de janeiro, data em que manifestantes vandalizaram o prédio, alegando que tal divulgação pode expor métodos, equipamentos, procedimentos e recursos humanos de segurança presidencial.
No entanto, foram divulgados apenas trechos editados das imagens que evidenciam a ação dos manifestantes que vestiam camisetas do ex-presidente Jair Bolsonaro como forma de atrelar a imagem do político aos atos. Estes trechos focam especialmente os momentos de vandalismo e contribuíram para a identificação dos golpistas.
Entre eles, há um que mostra um manifestante com uma camiseta com o rosto de Jair Bolsonaro jogando o relógio histórico de dom João 6º no chão. Fontes que tiveram acesso a mais imagens das câmeras de segurança, no entanto, apontam que esse não foi o único manifestante a vandalizar o relógio, além de mostrar os manifestantes circulando livremente, avançando sobre diversas áreas do Palácio do Planalto, sem serem confrontados pelas forças de segurança que atuam na sede do Executivo Federal.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Por Portal Novo Norte