O senador expressou sua preocupação com a repetição de promessas não cumpridas, questionando a eficácia do governo Lula em situações de crise.
O senador Jorge Seif (PL – SC) discursou nesta segunda (6) sobre as recentes catástrofes climáticas no Rio Grande do Sul, apontando falhas do governo federal nas respostas aos desastres. Segundo Seif, mesmo após eventos semelhantes em outubro de 2023, apenas “nem 20% do que foi prometido, efetivamente, chegou aos municípios e às pessoas afetadas”.
O senador expressou sua preocupação com a repetição de promessas não cumpridas, questionando a eficácia do governo Lula em situações de crise. “Será que vai ser só narrativa? Será que o Governo vai, realmente, fazer o seu papel e, acima de tudo, com celeridade?”, indagou Seif. Ele também destacou a solidariedade inter-estadual, mencionando a mobilização de recursos e ajuda entre os estados do sul, além de iniciativas próprias para facilitar a assistência aos afetados, como a organização de doações e a compra de equipamentos para a Defesa Civil.
Além das críticas ao Executivo, Seif apelou por uma ação coordenada entre os três poderes para agilizar a ajuda necessária, citando a urgência de quem sofre com as consequências das enchentes. “Não podemos esperar toda essa burocracia que, ainda que seja necessária para fins de controle, por se tratar de uma questão emergencial, precisamos tomar medidas emergenciais”, afirmou o senador, ressaltando a necessidade de respostas rápidas e efetivas em situações de emergência.
Por portal Novo Norte