Nesta quinta-feira (26), a ministra Cristiane Britto fez a entrega simbólica de 56 carros que irão apoiar na proteção e promoção de direitos de crianças e adolescentes em 49 municípios cariocas
Com investimento total de R$ 5,2 milhões, o Governo Federal entregou, nesta quinta-feira (26), 56 veículos para conselhos tutelares de 49 municípios do Rio de Janeiro (RJ). Os carros foram entregues pela titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), Cristiane Britto, nesta quinta-feira (26), durante cerimônia na capital do estado.
“Nossos conselheiros são os verdadeiros heróis. O Conselho Tutelar é a ponta de lança. É um dos primeiros a bater de frente com os abusadores e fazer o atendimento à criança vítima de violência. É aquele que abraça, ouve, acolhe e conforta. Nada nos alegra mais do que fortalecer este que é um dos principais órgãos do Sistema de Garantia de Direitos da Criança”, destacou a ministra.
Foram contemplados os municípios de Aperibé, Araruama, Barra do Piraí, Bom Jardim, Bom Jesus do Itabapoana, Cabo Frio, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Cardoso Moreira, Carmo, Casimiro de Abreu, Comendador Levy Gasparian, Conceição de Macabu, Cordeiro e Duque de Caxias.
Também receberam veículos os conselhos tutelares de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaboraí, Itaguaí Italva, Itatiaia, Laje do Muriaé, Magé, Maricá, Mendes, Miguel Pereira, Miracema, Nova Friburgo, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Rio Claro, Rio das Flores, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, Santo Antônio de Pádua, São José de Ubá, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Seropédica, Silva Jardim, Trajano de Morais, Valença, Varre-Sai, Vassouras e Nova Iguaçu.
Prefeito de Sapucaia, Breno José de Souza contou que o repasse vem em momento oportuno. “Nós somos um município rural, pequeno, e temos muitas dificuldades para realizar o atendimento às crianças. Essa iniciativa é de grande importância para nossa cidade. Nosso carro estava quebrado, vamos receber o novo veículo no momento exato que a gente precisava”, disse o gestor.
Maio Laranja
A campanha Maio Laranja, de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil, também foi lembrada durante o evento. De acordo com o secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente do MMFDH, Maurício Cunha, a ação é uma oportunidade para falar sobre essa violação de direitos, que é uma das principais violências cometidas contra este público.
“Essa é uma entrega extraordinária, em parceria com o parlamento brasileiro, que vem coroar o Maio Laranja. Fortalecendo os Conselhos Tutelares, a sua estrutura e capacitando os conselheiros, nós estamos contribuindo, junto com várias outras ações do Governo Federal, para a proteção das nossas crianças e adolescentes”, afirmou.
Disque 100
Para denunciar casos de violência contra crianças e adolescentes, o MMFDH dispõe do Disque 100. A Central, coordenada pela Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH/MMFDH), registra as denúncias diariamente, 24h, inclusive nos finais de semana e feriados.
As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100, pelo Whatsapp (61 99656-5008) ou pelo aplicativo Direitos Humanos Brasil — ferramenta que conta com acessibilidade para pessoas com deficiência.
Por Portal Novo Norte