Equipamentos, fruto de parceria entre os ministérios do Turismo e das Comunicações, devem melhorar a conectividade na Ilha

Promessa é dívida”. Com essa frase, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, oficializou em Fernando de Noronha (PE) a entrega de 14 antenas que foram instaladas para melhorar o acesso à internet, atendendo a uma demanda antiga de turistas e moradores da ilha. A iniciativa é uma parceira entre os ministérios do Turismo, das Comunicações e a Embratur. Participaram da solenidade o presidente do ICMBio, Marcos Simanovic; e o secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, que representou o ministro Fábio Faria na cerimônia.

Durante a entrega das antenas, Machado Neto testou o wi-fi do Pic Sueste, um dos principais atrativos da ilha, onde fez videochamada para o presidente da República, Jair Bolsonaro. Na ocasião, Bolsonaro parabenizou o ministro pela conquista de levar conectividade para um dos principais pontos turísticos do Brasil. Já no Pic do Leão, realizou uma ligação de vídeo com o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Para o ministro Gilson Machado Neto, este é mais um passo importante para estruturar o turismo no arquipélago, aumentar o fluxo de visitantes e gerar empregos e desenvolvimento para o setor. “Essa conquista só foi possível graças ao trabalho dos ministérios do Turismo e das Comunicações e da Embratur, sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro”, afirmou. “Sabemos como a conectividade é fundamental para o turismo e para o dia a dia da população local”, finalizou.

As antenas instaladas já fazem a diferença para a região. Elas foram distribuídas pelos seguintes pontos: Casa de Representação de Aeronáutica; Centro de Convivência Brigadistas/Voluntariado; Museu Tubarões/Buraco da Raquel; Associação de Barcos de Turismo F. Noronha (ABATUR); Escola de Referência de Ensino Médio Arquipélago de Fernando de Noronha; Autarquia Territorial Distrito Estadual de Fernando de Noronha (ATDEFN); Administração de Atalaia; Administração de Atalaia Pic Leão; Administração de Atalaia Conselho Distrital; Administração de Pic Sancho; Administração de Atalaia Aeroporto; Administração de Atalaia Porto; Administração de Atalaia Forte; e Administração Atalaia de Pic Sueste.

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Artur Coimbra, explicou os benefícios da iniciativa. “São pontos de wi-fi abertos instalados em locais estratégicos da ilha em que há concentração de pessoas. Esse wi-fi tem um raio de mais ou menos 200 metros e é gratuito e ilimitado. Todo mundo pode usar a hora que for. Esse é um projeto muito importante porque a ilha sempre dependeu de satélites para a sua comunicação”, disse.

TURISMO NÁUTICO – Ainda na ilha, o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, assinou a ordem de serviço para início de estudos para implantação de uma Rampa Pública para Embarcações em Fernando de Noronha. Trata-se de um projeto-piloto conduzido pelo Ministério do Turismo em locais onde há forte atividade de turismo náutico com o objetivo de estruturar e fomentar o segmento.

SEGURANÇA – Em Fernando de Noronha, o ministro Machado Neto esteve também no Museu do Tubarão, onde se encontrou com o oceanógrafo Léo Veras, especialista em tubarões, para buscar alternativas de segurança para os turistas no arquipélago. Na Praia do Sueste, destacou estudos que tiveram início em 2019 para dar mais segurança aos turistas. Uma das possibilidades seria a instalação de uma rede de proteção que é usada há 50 anos na Austrália.

Por Portal Novo Norte