O governo do Presidente Lula dispensou a ajuda oferecida pela Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) para enviar um avião Lockheed KC-130 Hércules de transporte e reabastecimento em voo.
A aeronave, que deu baixa faz pouco tempo da FAB, ainda está em operação no Uruguai, que recuperou o seu segundo Hércules, tendo hoje a frota completa na ativa.
Este KC-130, inclusive, fez um voo para Santa Maria ontem (07), mas para levar mais socorristas para dar apoio ao Bell 212 Twin Huey da FAU, que já opera no Rio Grande do Sul desde o último final de semana realizado resgates, como mostra o vídeo abaixo.
Foi oferecida oficialmente pelo governo uruguaio a aeronave e um conjunto de lanchas, que seriam transportadas no seu interior. Porém Brasília recusou a oferta e, em nota oficial, o Ministério da Defesa afirmou que “declinou da oferta da aeronave por restrições de pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre”.
Ainda segundo a pasta, “o Brasil possui a aeronave Embraer KC-390 que atende a necessidade dos transportes, pois pousa em pista menor e transporta maior carga. O trabalho de resgate e apoio humanitário vem sendo feito com 243 embarcações e drones das Forças Armadas”.
Por outro lado, o governo gaúcho ficou decepcionado com a recusa da Defesa e do Itamaraty. Segundo José Henrique Medeiros Pires, secretário executivo do governo do Rio Grande do Sul, informou à Folha de São Paulo, existem outros aeroportos operacionais no RS com condições de receber o Hércules.
A notícia também não foi bem recebida do outro lado da fronteira: aviadores uruguaios relataram ao AEROIN que o fato do MD ter citado que o Brasil tem o KC-390, que é de fato uma aeronave maior, mais moderna e capaz, soou como atitude soberba ou, nas palavras dos vizinhos, “arrogante”, já que o Uruguai conta com muito menos recursos para a sua aeronáutica.
Outro vizinho, a Argentina, ofereceu um avião, três helicópteros e uma equipe de busca com cães, que também foram recusados por Brasília, mas sem justificativa oficial.
Por Aeroin