Prepare-se para o golpe final do governo Lula no bolso do brasileiro: o Banco Central, sob a batuta dessa administração, está preparando a regulamentação de um novo sistema de amortização para o crédito imobiliário que, na prática, pode transformar a casa própria em uma prisão de dívida sem fim. A jogada, apurada pelo Estadão/Broadcast, foca no aprimoramento da linha de crédito corrigida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Traduzindo para o cidadão comum: seu financiamento, que já é um peso, vai virar um martírio impagável, garantindo que você nunca mais quite o seu imóvel!
A manobra é descarada. Essa modalidade, lançada em 2019, foi um desastre que levou mutuários à inadimplência e à loucura das portabilidades, tudo porque a inflação disparou e as parcelas se tornaram impossíveis. Agora, o Banco Central, com uma pretensa “preocupação” em evitar oscilações bruscas, quer que os aumentos do IPCA sejam transferidos para o saldo devedor do empréstimo. Ou seja, em vez de o impacto vir na parcela, ele vai engordar sua dívida principal, que, claro, será “diluída” ao longo de todas as parcelas… por décadas a fio! É a receita perfeita para você pagar, pagar e nunca ver o fim do túnel.
O discurso oficial, como sempre, é de “ampliar as fontes de recursos” para o crédito habitacional, compensando a queda da poupança, a maior fonte de financiamento do setor. Mas a verdade é que o governo Lula, que já se notabilizou por medidas que perseguem o produtor rural e aumentam impostos (como a absurda taxação das LCIs, que já encareceria o crédito imobiliário), agora mira a casa própria do brasileiro. A ideia é criar um produto financeiro “atrativo” para bancos e investidores, às custas da eterna submissão do trabalhador a uma dívida impagável e corrigida pela inflação que o próprio governo não controla.
Enquanto o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, fala em “novo modelo de financiamento imobiliário” usando “fontes de mercado”, a realidade nua e crua é que a intenção é repassar o risco da inflação – um problema de descontrole do próprio governo – para o cidadão comum. É o projeto de Lula e sua equipe de empobrecer o brasileiro, tornando o sonho da casa própria uma miragem distante e a dívida uma corrente perpétua