Evento contará com rodadas de negócios e de crédito voltadas exclusivamente para donas de empresas
O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços e da Secretaria da Mulher, promove nesta terça-feira (14/3), a partir das 9h, o Empreenda + Mulher. O evento no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul da capital, tem como objetivo discutir a participação feminina, a importância da diversidade e a inclusão das mulheres no mundo dos negócios. E também faz parte da série de ações que o Executivo fluminense está realizando ao longo deste mês para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
Na ocasião, será realizada a primeira rodada de negócios voltada exclusivamente para empresas fluminenses cujas donas são mulheres. Entre as empresas presentes com suas áreas de compras estão o Magazine Luiza, o Porto do Açu e os Correios. Além disso, também haverá rodada de crédito com representantes do Banco do Brasil, Caixa, Sicoob e Agerio oferecendo linhas de crédito exclusivas para mulheres.
Participarão do evento Analine Castro, primeira-dama do Estado do Rio e presidente de honra do RioSolidario; Heloisa Aguiar, secretária estadual da Mulher; Leany Lemos, secretária nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento; Maria de Fátima Pacheco, prefeita de Quissamã; Michelle Novaes, vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Bárbara Santos, empreendedora e chefe de cozinha do restaurante Caldo da Nega; e a empresária Sharon Azulay, coordenadora da marca Blueman.
Para a secretária Heloisa Aguiar, as mulheres empreendedoras são de extrema importância para o estado do Rio de Janeiro, pois elas fazem a economia crescer, geram emprego e renda e impulsionam outras mulheres em seus próprios negócios.
– Estimular a autonomia econômica da mulher é um dos nossos maiores propósitos de atuação, por entender que, quando uma mulher se empodera financeiramente, ela está mais apta a romper ciclos de violências e proporcionar alternativas de vida melhores para as próximas gerações de suas famílias – afirma a secretaria.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Industria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, nos últimos dois anos, o número de donas de negócios vem quebrando recordes.
– Atualmente, são cerca de 10,3 milhões de mulheres que atuam, no Brasil, como empregadoras ou que trabalham por conta própria com ou sem CNPJ. A maior parte delas está no setor de serviços e comércio – afirma Farah.
Ainda segundo o secretário, os números são do estudo Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022, produzido pelo Sebrae. O levantamento utiliza microdados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).