O presidente em exercício da Firjan, Luiz Césio Caetano participou na manhã desta segunda-feira, 28, no Palácio Guanabara, da cerimônia que marcou o lançamento do Programa Desenvolve RJ e o primeiro aporte no Fundo Soberano do Estado Carlos Erane de Aguiar e José Magno Hoffmann, vice-presidentes da Firjan e presidentes nas regionais Nova Iguaçu e Noroeste; e Henrique Nora Jr, diretor-tesoureiro e presidente da Firjan Sul Fluminense, também acompanharam o evento.
Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento econômico de todas as regiões do estado e aumentar oportunidades de investimento econômico e sustentável, o programa receberá suporte da Firjan por meio de assessorias e serviços a pequenos empresários, capacitação profissional, além da mobilização de empresas e sindicatos associados na divulgação das Agências de Desenvolvimento Econômico Regional no Estado do Rio. A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais
“O desenvolvimento dos municípios do interior, associado ao fortalecimento da indústria, é primordial para o crescimento socioeconômico do Rio de Janeiro. Não há estado forte sem interior forte”, disse Caetano.
Na ocasião, prefeitos e secretários de todos os municípios do Rio receberam o Guia Desenvolve RJ, que reúne boas práticas, projetos de lei e políticas públicas para ajudar na tomada de decisão por um ambiente de negócios favorável.
A Firjan também contribuiu com informações relevantes para os objetivos desse material, disponibilizando estudos econômicos, além das Agendas Regionais com os Municípios 2021-2014, onde apresentamos propostas para todas as regiões do estado.
“Esse trabalho dá perspectiva de futuro para o nosso estado. É uma oportunidade de reunir administração pública e iniciativa privada e estabelecer encontros e parcerias que irão, com toda certeza, movimentar a economia dos nossos municípios”, finalizou o governador Claudio Castro.
Fundo Soberano: R$ 2,1 bilhões para projetos ao redor do estado
Outro destaque do evento desta segunda-feira, 28, foi o anúncio do primeiro aporte de recursos no valor de R$ 2,1 bilhões ao Fundo Soberano do Estado do Rio de Janeiro.
Aprovado na Alerj, o fundo é uma aplicação financeira que estabelece uma reserva com recursos dos excedentes dos royalties e participações especiais do petróleo.
“Para definir que investimentos o Fundo vai financiar, escutamos os atores empresariais e políticos de cada região. Esses recursos anunciados hoje serão fundamentais para para dar fôlego a projetos que gerem emprego e riqueza no estado, a fim de que a nossa economia tenha fôlego para ir além dos royalties do petróleo”, deputado André Ceciliano, presidente da Assembleia Legislativa (Alerj). A Firjan participou ativamente dessas escutas dos empresários ao longo de 2021.
Por site da Firjan