Voltado para quem deseja ingressar rapidamente no mercado de trabalho, o curso superior em tecnólogo é um tipo de graduação que prepara os estudantes para a área específica de uma determinada profissão. Esse modelo de curso foi criado na década de 1970 e hoje é responsável por mais de 13% das matrículas, segundo dados do Censo da Educação Superior do MEC. Possuem formação com uma duração de 2 a 3 anos.


Para quem busca foco no trabalho com organização e negócios em empresas privadas ou no setor público, o Centro Universitário Teresa D’Ávila – UNIFATEA, de São Paulo, em união com a Faculdade Católica Salesiana, de Macaé, oferece a especialização, dando ao aluno a oportunidade de gerir, planejar, administrar negócios, processos e pessoas. Ao todo são sete cursos: Gestão Hospitalar, Gestão de Agronegócio, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Gestão de Recursos Humanos. Todas as graduações possuem certificação e qualidade da Educação Salesiana, presente em todo o mundo.

Como são cursos que se dirigem às necessidades do mercado de trabalho a curto prazo, focados na prática e na experiência, a taxa de empregabilidade dos profissionais formados tecnólogos é de 90%, de acordo com dados de pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). No Brasil, cerca de 2.062.155 estão matriculados em cursos de tecnólogos, o que representa 57% das matrículas dos cursos de graduação.

Texto: Alysson Nogueira
Assessoria de Comunicação Salesiana