Evento, realizado entre os dias 14 e 16, teve como tema “O nascimento é transformador”
Com o slogan “O nascimento é transformador”, o Germinar (Grupo de Estudos em Reprodução e Nascimento), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com Humanize Saúde, realizou o I Fórum sobre Nascimento de Macaé. O evento aconteceu entre os dias 14 e 16, na Cidade Universitária.
O encontro promoveu para o ambiente universitário e para sociedade uma oportunidade de reflexão sobre os diversos aspectos culturais, individuais e emocionais que envolvem o nascimento, além de propor ações, tanto na esfera pública, como na esfera privada, para melhoria da assistência ao nascimento.
O público do evento foi composto por estudantes de graduação e profissionais de Saúde do município e região (Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes), além de gestantes e membros da sociedade civil, interessados no tema.
Foram três noites de reflexão sobre como respeitar o processo do nascimento, com performances artísticas, além de palestras com profissionais da cidade e palestrantes renomados nacional e internacionalmente.
“Por esse motivo que tenho viajado o Brasil levando comigo a certeza de que podemos, sim, mudar o mundo. O nosso mundo, os mundos dos nascimentos no Brasil. Mudar o paradigma de atendimento ultrapassado, onde o médico era a figura central do parto, e que foi necessária no século passado pra mudanças drásticas positivamente nos resultados perinatais, mas que agora sob nova ótica, a mulher toma conta do seu destino e das suas escolhas, e utiliza a tecnologia ao seu favor, ajudada por profissionais treinados para isso, com as evidências científicas mais atuais. Como chama isso mesmo? Ah, Parto Humanizado! Obrigado ao André Gervásio, médico obstetra de Macaé pelo convite, pela idealização e realização do evento junto com um time fantástico de mulheres e profissionais do Germinar e Humanize Saúde. São sementes como essa, plantadas para estudantes de enfermagem e medicina que darão lindas flores no futuro!”, disse o Dr. Bráulio Zorzella, um dos convidados especiais.
O encerramento foi marcado por uma manifestação da sociedade civil, o ATO pela HUMANIZAÇÃO, o qual culminou com a entrega de uma carta com propostas de ações de melhoria da assistência para o Município de Macaé e região, acompanhada do abaixo-assinado com as assinaturas dos que estiveram presentes ao Fórum. O documento foi entregue ao vereador Marcel Silvano, representante da Câmara de Vereadores que esteve presente ao ATO e foi encaminhada, no dia 21 de maio, para votação na Câmara. Uma cópia também será encaminhada para a Secretaria de Saúde do Município.